segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sãoanjos da guarda', diz idoso que foi salvo por irmãos de 3 e 5 anos


Daniel e João Pedro saltaram em piscina e resgataram homem em Caxias.
Síndico de 65 anos teve mal súbito ao mergulhar e agora está internado.

Do G1 RS
296 comentários
Irmãos de 3 e 5 anos salvam idoso de afogamento em Caxias do Sul, RS (Foto: Jonas Ramos/Agência RBS)Irmãos de 3 e 5 anos salvaram idoso e depois foram visitá-lo no hospital (Foto: Jonas Ramos/Agência RBS)
Ainda internado no Hospital da Saúde de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, o síndico que foi resgatado de uma piscina por dois irmãos de 3 e 5 anos ainda se emociona quando lembra da atitude de Daniel e João Pedro Michelin. Armindo Gargioni, de 65 anos, teve um mal súbito quando mergulhou, e foi retirado pelos meninos, que estavam fora da água aguardando a mãe trazer toalhas para que pudessem se secar.
 "Ele salvaram a minha vida, são heróis, meus anjos da guarda. Um nenê de 3 e um de 5, imagina. São anjinhos", disse Gargioni ao G1 por telefone, ainda no hospital. O idoso é síndico do condomínio onde os irmãos vivem com os pais, no bairro São Pelegrino, em Caxias.
A dupla visitou Gargioni no hospital no domingo (2), usando roupas que fizeram jus à atitude: Daniel, o caçula, usava a fantasia do personagem The Flash, enquanto João Pedro estava vestido de Batman.
"Fiquei feliz por terem me salvado. Estou acostumado a entrar na água todo o dia, nunca tinha ocorrido nada parecido", contou o paciente.
O resgate ocorreu no fim da tarde do dia 28 de janeiro, há uma semana. Após o incidente, o síndico passou cinco dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. No sábado (1°), ele foi para o quarto. Seu estado é bom e ele deve ter alta nesta quarta-feira (5).
Nesta terça-feira (4), as crianças participaram do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. Vestidos de Batman, os meninos contaram como foi o salvamento. "Ele pegou a cabeça e eu peguei o braço", disse o menor.
No dia do salvamento, fazia muito calor, e Gargioni resolveu dar um mergulho. Passado algum tempo, Daniel notou que o idoso estava há muito tempo embaixo d'água e avisou João Pedro. Os dois conversaram e então saltaram na piscina para salvar o homem.
"A ideia foi dele", afirmou João Pedro, apontando para o irmão mais novo. "Sim, eu disse 'Pepe' [apelido de João Pedro]", completou Daniel. O menino de 5 anos explicou como foi o resgate: "Quando a gente resolveu entrar, ele [o idoso] já estava se afogando. Aí a gente pulou bem rápido para pegar. Daí eu fechei o nariz, puxei pela cabeça e o Dani, pelo braço".
Segundo o pai dos garotos, João Paulo Michelin, a piscina tem 1,50 m de profundidade e nenhum dos dois dava pé: Daniel tem 1,10 m e João Pedro, 1,20 m. "Desde que nasceram, eles são acostumados a brincar na água. Fazem natação, e eu e a mãe deles sempre estimulamos as brincadeiras na piscina", revelou o pai.
Em seguida, os meninos avisaram alguns vizinhos adultos, que socorreram o síndico. Ele foi internado com insuficiência respiratória aguda, em decorrência do afogamento.
  •  
Montagem guris piscina (Foto: Reprodução/RBS TV)Daniel (esq.) e João Pedro contaram como foi o resgate do síndico do prédio (Foto: Reprodução/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário