terça-feira, 29 de setembro de 2015

Análise QD: Multiversidade: Guidebook PART 1


Bom gente, essa é a segunda vez que eu faço essa mesma análise, é, é isso mesmo que vocês estão lendo. A primeira análise ficou linda, modéstia parte... perfeita. Mas eu recentemente ganhei uma filhotinha que apagou o arquivo da primeira análise. É isso mesmo, "meu cachorro comeu a análise da semana".


Então, o Guidebook é uma das HQs mais difíceis de se analisar -ainda mais se você tem que fazer isso duas vezes-, ela possui além do seu tema central outros quatro que não podemos deixar de citar.


Na trama inicial vemos a Tiny Liga da Justiça  da Terra 42 sucumbir diante da Legião Sivana do Mal (que se formou no mundo trovão).  A Legião Sivana está atrás de uma forma de mexer com a transmatéria para assim poder transitar livremente pelo multiverso. Quando o quesito é guerra, a corda sempre parte no lado mais fraco, e dessa vez os Super Heróis não tiveram chance alguma.

Um dos integrantes remanescentes da Liga quase extinta é o Batman, e para sair dessa ele ganha a ajuda de nada mais nada menos que... Batman. Hã? Mas calma, isso não é nenhum spoiler. A própria capa do guidebook fala isso para vocês, spoiler é o que vem a seguir:
Eu não podia deixar de mostrar essa foto, ela é a COISA MAIS BONITINHA DO MUNDO.

Okay, foco. A partir daí vemos um pouco das habilidades de Dick Grayson como detetive, que por sinal parecem bem melhores do que a desse Batman aí...

      O segundo background que vemos é a Terra 51, para quem não conhece, a terra 51 é um futuro pós apocalíptico criado por nada mais nada menos que Jack Fucking Kirby. Kirby criou a minissérie "Last Boy on Eath"  para contar a história de Kamandi, o ultimo humano inteligente nascido em uma época onde os animais governam o mundo. Aqui nessa terra houve um evento conhecido como O Grande Desastre. Kirby nunca deixou claro o que ocasionou esse desastre, ele apenas afirmou que teve algo a ver com a radiação e negou ter qualquer relação com a bomba atômica.
       No período conhecido como Pós-Desastre vemos animais inteligentes e humanos primitivos, o que da à essa terra uma aparência de idade da pedra tecnológica(mais observações sobre a Terra 51 na parte dois do guia).
     

         Cada núcleo da revista possui sua seu próprio problema assim como seus próprios métodos de solucioná-los, vemos o Pai Celestial e o Povo da Eternidade observando Kamandi e sua equipe. O Pai Celestial conseguiu toda a nossa atenção com essa afirmação de que Darkseid possui vários rostos e várias origens assim como eles próprios; isso pode causar uma confusão ao leitor. Vimos nos Novos 52durante o ataque de Darkseid à Terra 2 que independente da realidade paralela, Darkseid é um só, por isso o comentário de Pai Celestial pode parecer um pouco polêmico. Calma gente, isso não foi um erro do Grant Morrison e muito menos da DC, um pouco mais a frente vamos ter uma explicação sobre todo o universo DC, crises e REBOOTS, e é aí que entram as várias versões desses dois Titãs.

Spoilers a parte, Morrison faz o favor explicar através da Multiversidade a Crise Final para aqueles que -como eu- não entenderam como a falha realmente se deu:




          Ele nos explica que tudo foi devido à uma entidade, a Força da Aceleração, e é por isso que sempre o pivô das grandes sagas do Universo/Multiverso DC é o Flash. Outra forma de encarar o motivo da Crise Final, -essa forma muito mais filosófica- é se pararmos para pensar: quando você não entende algo e de repente aquilo começa a fazer sentido, você sente um BOOM na sua cabeça, e foi isso que o monitor Novu sentiu.
            Grant Morrison acusa a humanidade de acabar com a paz usando uma mente tumultuosa, que o primeiro pensamento, o momento onde se nota a consciência é o momento crucial na vida do homem onde todas as coisas podem desandar. A consciência é o que inicia o ser humano a uma vida de decisões e responsabilidades, uma vida adulta que muitas pessoas não conseguem sobreviver, esse flash de consciência é o que pode fazer tudo ruir, assim como fez com o Monitor.

Aqui vemos com mais detalhes o mapa do Multiverso. Basta clicar na foto que você verá com alta qualidade, cortesia do site de entretenimento Terra Zero.

Agora vamos começar a falar sobre as terras, cada terra terá um pequeno resumo e/ou curiosidades das quais falaremos, então é meio lógico que o post ficaria gigantesco, por isso, faremos uma parte dois. Até a parte dois galera.

Fonte: http://extraextrahq.blogspot.com.br/2015/09/analise-qd-multiversidade-guidebook.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário