quinta-feira, 29 de setembro de 2016

16/09/2016 Falece Gedeone Malagola











Faleceu nesta segunda-feira o veterano dos quadrinhos nacionais Gedeone Malagola. A informação veio do amigo Manoel Souza, editor da revista Mundo dos Super-Heróis.

Malagola, aos 84 anos de idade, já vinha passando por vários problemas de saúde. Passou as últimas semanas hospitalizado, combatendo uma infecção da qual padecia há muitos anos, e sofreu três paradas cardíacas durante a internação.

Gedeone Malagola foi um dos pioneiros e mais prolíficos autores nacionais, com mais de 1500 histórias publicadas. Nasceu em São Paulo, no dia 7 de julho de 1924. Aprendeu as primeiras noções de desenho com o pai, que era pintor. Formou-se em direito, mas decidiu seguir a carreira de quadrinista, na década de 40.

Trabalhou para publicações como A Marmita e O Governador e em seguida passou a publicar quadrinhos, para editoras como a Júpiter (da qual foi um dos fundadores), Novo Mundo, Vida Juvenil, La Selva, Continental, Outubro, GEP,Edições Paulinas e várias outras, além de fundar revistas como Congo King, Tambu, Jane West, Professor Pingüim,Capitão Wings, Capitão Astral e Aventuras do Sertão.

Também ilustrou histórias da Marvel e DC para editoras nacionais como a GEP. Na época, as aventuras de personagens como X-Men, Thor e Mulher-Maravilha tinham originalmente 20 páginas. Com autorização do exterior, artistas nacionais eram contratados para produzir histórias curtas, e as revistas brasileiras eram lançadas com as tradicionais 32 páginas.

Trabalhou como roteirista na revista do Capitão 7, um dos super-heróis nacionais mais bem-sucedidos do país, nos anos 60 e 70. Criou inúmeros personagens, como Raio Negro, Homem-Lua e Hydroman e, no gênero do terror, destacou-se escrevendo histórias para revistas como Drácula, A Múmia, Frankenstein e Clássicos do Terror, publicadas pela Outubro.

Um de seus mais recentes trabalhos é O Lobisomem, em parceria com Sérgio Lima e Nico Rosso, publicado no formato de álbum de luxo pela Opera Graphica, em 2002.

Em memória ao amigo e colaborador, Manoel Souza disponibilizou no site da Editora Europa a revista Mundo dos Super-Heróis #5 para leitura online. A edição traz uma matéria de cinco páginas sobre Gedeone Malagola. Clique aqui para ler(da página 70 em diante).















Por: Andréa Pereira








Raio Negro




Gedeone e Lee Falk, criador do Fantasma







O artista





O Homem-Lua





Tags : Gedeone Malagola, Manoel Souza, Mundo dos Super-Heróis, A Marmita, O Governador, Júpiter, Novo Mundo, Vida Juvenil, La Selva, Continental, Outubro, GEP, Edições Paulinas, Congo King, Tambu, Jane West, Professor Pingüim, Capitão Wings, Capitão Astral, Aventuras do Sertão, Marvel, DC, X-Men, Thor, Mulher-Maravilha, Capitão 7, Raio Negro, Homem-Lua, Hydroman, Drácula, A Múmia, Frankenstein, Clássicos do Terror, O Lobisomem, Sérgio Lima, Nico Rosso, Opera Graphica, Editora Europa


Fonte: http://hqmaniacs.uol.com.br/Falece_Gedeone_Malagola_17364.html



2 comentários: