segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DARKMAN APARECE CINECLUBE QUADRINHOS S.A.




Hoje, às 18 horas no auditório da Cesma, o cineclube Quadrinhos S.A. em parceria com o Clube do Gibi, segue com o seu ciclo de filmes do mês de novembro. A atração do dia é Darkman - Vingança sem rosto, longa-metragem lançado em 1990 e dirigido por Sam Raimi na sua fase pré-Spide-Man.

 


Na trama, Darkman é o alter ego de Peyton Westlake (Liam Neesom), um cientista que desenvolveu uma espécie pele sintética. Ao ser atacado por mafiosos, Peyton é ferido e dado como morto No entanto, ele sobrevive e graças ao seu invento pode efetuar a sua tão desejada vingança.

Darkman foi feito quando Raimi ainda estava marcado pelos dois primeiros filmes da sua famosa trilogia: Evil Dead, protagonizada pelo canastríssimo e carismático Bruce Campbell.

No entanto, se em Evil Dead o cineasta não mediu esforços para entregar uma ode sanguinolenta com direito a possessões demoníacas e grimórios lovecraftianos, em DarkmanRaimi apareceu mais comedido, fazendo assim um misto de filme noir que, tomadas as devidas proporções, lembra o personagem O Sombra.



A intenção inicial do diretor era mesmo fazer uma adaptação do Sombra, personagem criado nos anos 30 para programas de rádio e que, algum tempo depois, migrou para as histórias em quadrinhos, TV e cinema. Como Raimi não conseguiu obter direitos sobre  o Sombra, ele então resolveu improvisar e assim produziu o seu Darkman, criando, sem querer querendo, o típico filme de histórias em quadrinhos que não veio dos quadrinhos. Aliás, vale lembrar que não tardou muito para HQs protagonizadas por esse anti-herói chegarem ao público. Inclusive há um divertido crossover quadrinhístico entre Darkman Ash (Evil Dead), as duas crias mais famosas do Sam Raimi.


O filme Darkman - Vingança sem rosto ainda gerou duas sequências que foram lançadas, respectivamente em 1994 e 1995, diretamente para o circuito de VHS.

2 comentários:

  1. Vi todos esses... menos o Super, que é bem difícil de achar.

    ResponderExcluir
  2. Uops... era! Achei pra assistir!!
    https://www.youtube.com/watch?v=QfgpOxzezcQ

    ResponderExcluir