sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Livro: aventura steampunk em Porto Alegre




Conhecem o termo “grata surpresa”? Pois este é o exato termo que eu relaciono à descoberta do lançamento do livro “A lição de anatomia do temível Dr. Louison”, do gaúcho Enéias Tavares. Por que? Os motivos não são poucos. Mas o principal deles é pelo fato de ser uma obra steampunk que se passa em Porto Alegre! Quer mais? Ele aglutina ao livro uma série de personagens da literatura clássica brasileira não como referências, mas como verdadeiros protagonistas!  Quer mais? Ele se passa em Porto Alegre! Quer mais? Ele possui uma estrutura inovadora de fragmentação da história no melhor estilo tarantinesco como visto no filme Pulp Fiction! Quer mais! Eu já disse que se passa em Porto Alegre? Acabei de pegar minha edição e estou muito no início da leitura, mas posso dizer que estou extasiado com as referências à cidade e preso à incrível forma narrativa do autor e ao direcionamento do thriller!


Enéias Tavares é um doutor em literatura que atua na UFRGS, amante de Neil Gaiman e Alan Moore. Mas mais do que isso, ele é um amante do conceito cultural steampunk e tudo que se relaciona à ele. O livro foi lançado na última Bienal do Livro, em São Paulo, pelo selo Fantasy, da editora Casa das Palavras.

Outra surpresa foi o lançamento do Iradex #23, um dos meus podcasts preferidos, com uma entrevista de quase uma hora e meia de Rapahael PH Santos com o autor, apresentando sua história, suas referências e tudo o que for relacionado (e que não seja spoiler) sobre o livro. O ponto alto da entrevista é quando o autor apresenta suas ideias para que esta seja apenas a primeira obra de uma série de livros. Sensacional!! LINK


Como eu disse.... foi uma grata surpresa!

Veja abaixo a chamada do livro:

“VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A LIÇÃO DO DOUTOR?

1911. Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo.

De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores: a exposição dos órgãos de suas vítimas.

A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos.

Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em brilhante reinvenção: Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, de Álvares de Azevedo, entre outros.”

Fonte: http://confrariadearton.blogspot.com.br/search/label/Steampunk

Nenhum comentário:

Postar um comentário