segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O NOVO SUPERMAN?


16:14
 
A partir de julho, a DC terá um novo Superman. Mas quem é ele?


ATENÇÃO: o artigo abaixo trata de eventos ainda inéditos no Brasil. Prossiga por sua conta e risco.

Ele pode voar, é virtualmente invulnerável, mais rápido que uma bola e capaz de pular imensos arranha-céus com um único salto. Escapando do condenado planeta Krypton no começo da adolescência, ele foi encontrado pelo cientista e mente criminosa em tempo integral Terry Sloan. Criado secretamente numa instalação abaixo do Asilo Arkham, ele é o Superman e seu nome é... Val-Zod.

A partir de julho, a Terra-2 ganha um novo Homem de Aço em preparação para os eventos da saga WORLD'S END que promete se espalhar até o "nosso" universo e o novo Superman da DC chega para tentar impedir a destruição de seu mundo adotivo. Ele vem também envolto tanto em uma série de mudança, quanto de mistérios.


MUNDOS DIFERENTES

O conceito da Terra-2 é antigo no Universo DC e já teve 3 versões: a clássica (1961-1986), a do "novo" Universo DC (2006-2011) e a atual dos NOVOS 52 (2011-presente).

Em todas as versões acima, a Terra-2 sempre se destacou por ter contrapartes mais velhas dos heróis da "nossa" Terra, antigamente chamada de Terra-1 e atualmente, Terra-0, além de outras diferenças sutis em suas Histórias e até geografias políticas.

A Terra-2 da fase atual possuía apenas 8 heróis fantasiados ou maravilhas como eram conhecidos pela população do planeta: Superman e sua prima Supergirl, Batman, Mulher-Gato e Robin, Mulher-Maravilha, Terry Sloan, um gênio científico tornado aventureiro conhecido como Mr. 8, e um oitavo personagem ainda mantido em segredo. 

Assim como nas versões anteriores, alguns destes heróis eram mais velhos que suas metades da "nossa" Terra: Superman e Lois eram casados, mas não tinham filhos. Os Kent eram vivos. Batman havia se casado com a Mulher-Gato e tinham uma filha: Helena Wayne, a Robin. Há alguns anos, o foguete de Kara, prima do Superman, havia caído no planeta e ele e Lois a criavam em segredo como filha, enquanto Clark a treinava para um dia ser a heróina Supergirl.

Tudo isto mudou com a invasão de Darkseid e suas forças. Sem uma Liga da Justiça para impedi-lo, os inimigos tomaram boa parte do planeta, matando Lois Lane no processo. A batalha entre as forças da Terra e os invadores demorou muito tempo, sempre com os lados avançando e recuando. 

Ao custo da vida de Superman, Batman e Mulher-Maravilha, a invasão foi revertida algum tempo depois, mas Supergirl e Robin foram lançadas para outra dimensão (a "nossa" Terra) durante a última batalha, deixando a Terra-2 sem suas "maravilhas"[1]. O confronto gerou também outra vítima: Terry Sloan se mostrou na verdade um vilão e passou a ser um fugitivo desde então[2].

Cinco anos depois, outra ameaça fez as "maravilhas" começarem a ressurgir numa Terra sem heróis: o Flash Jay Garrick, o Lanterna Verde Alan Scott, a Moça-Gavião Kendra Sunders e o Átomo Al Pratt. Presas na Terra-0, Supergirl e Robin assumiram respectivamente as identidades de Poderosa e Caçadora e desde então buscam uma voltar de voltar para sua dimensão de origem.

Derrotado na Terra-2, Darkseid voltou-se contra a Terra-0, mas aqui suas forças foram repelidas de forma ainda mais eficaz no decorrer de algumas horas pelo fato do planeta ter vários heróis super-poderosos além de Superman, Batman e Mulher-Maravilha: Aquaman, Flash, Lanterna Verde e Cyborg. Apesar de mais  jovens, os heróis desta dimensão foram bem mais sucedidos em sua oposição aos invasores e acabaram formando a Liga da Justiça[3] quando a ameaça foi vencida.

Mas Darkseid nunca esquece...


O MUNDO HOJE

Superman como Brutaal
Agora, Darkseid está voltando para a Terra-2 e as notícias não poderiam ser piores. Ou poderiam? Descobriu-se que o Superman original foi na verdade capturado e passou todos esses 5 anos sendo torturado e reprogramado pelo tirano para se tornar sua arma mais letal: BRUTAAL[4]. Lois também sobreviveu ao ataque e foi convertida na heroína robótica Tornado Vermelha[5]. Foi quando também se soube que Terry Sloan havia encontrado outro kryptoniano e mantido-o em segredo em uma instalação abaixo do Asilo Arkham.

Assim como o Superman de "nosso" mundo, este rapaz, chamado Val-Zod, está na metade dos 20 anos, mas tem pele negra e olhos azuis, uma configuração pouco comum na Terra. Ainda há outra diferença: ele sofre de agorafobia, medo de lugares abertos. Sabe-se também que era filho de cientistas kryptonianos pacifistas, tendo escapado da destruição de Krypton no começo da adolescência.


Com o mundo na eminência de outra guerra contra Darkseid e talvez de uma ameaça ainda maior, Val-Zod se tornará uma das últimas esperanças da Terra-2 nos próximos meses, assumindo o uniforme e título de Superman em Earth-2 #25, mas com algumas mudanças notáveis: o padrão de cor de seu uniforme é azul, vermelho e branco, além de não possuir as tradicionais botas. O seu "S" também foi claramente inspirado na versão do filme O HOMEM DE AÇO, que por sua vez foi baseada na versão clássica do Superman da Terra-2, então um ciclo se fecha. Além disso, certos elementos como o "cinto" e os punhos parecem ter também sido claramente baseados na versão de Zack Snyder.


MAS... ZOD?

Sim, Zod. É interessante notar, mas nunca houve um "Zod" na Terra-2 pré-Crise nas Infinitas Terras (1961-1986), assim como também no "novo" Universo DC (2006-2011). Portanto, a fase atual dos NOVOS 52 (2011-presente) é a primeira a mostrar um membro desta família nesta realidade paralela. 

É importante lembrar que os acontecimentos não ocorrem de maneira similar nas duas dimensões, apesar de alguns compartilhares pontos de partida em comum. Tanto na Terra-0 quanto na Terra-2, a família Zod era de cientistas, mas na primeira ela gerou um general sociopata, Dru-Zod, enquanto na segunda, um rapaz calmo, com medo de lugares abertos e bem intencionado chamado Val-Zod. Dru-Zod sobreviveu à explosão de seu planeta por estar preso na Zona Fantasma enquanto pagava seus crimes contra a sociedade kryptoniana, já Val-Zod escapou graças ao amor de seus pais.

Grande parte da história deste kryptoniano ainda não foi mostrada e muitas surpresas ainda podem ser reveladas. Sabe-se que ele tomará parte garantida no evento World's End ao lado de Kara, a prima do Superman original, aparentemente restaurada de volta à Terra-2 junto com a Caçadora.

OS heróis da Terra-2 em WORLD'S END. Val-Zod abraça Kara (Poderosa) ao fundo.

Val-Zod também não é o primeiro Superman negro da história da DC. A dinastia começou com John Henry Ironsapós A MORTE DO SUPERMAN. Inicialmente chamado de Homem de Aço, ele foi considerado um dos possíveis candidatos a ser Kal-El trazido de volta dos mortos ao lado de Superboy, d'O Último Filho de Krypton e do Superman Ciborge. Entre os 4, ele era o que mais se assemelhava ao kryptoniano em termos de moral e ética. Com a volta do Superman verdadeiro, o herói assumiu o nome de Aço e se tornou parte do Esquadrão Superman ao lado do Superboy e da Supergirl, tendo inclusive integrado a Liga da Justiça da América por algum tempo. Já na fase dos Novos 52, fomos apresentados a Calvin Ellis, o "Superman Presidente" da Terra-23 baseado em Barack Obama e cuja volta se dará em breve pelas mãos de seu criador Grant Morrisson na sérieMultiversity.

Seja bem-vindo então, Superman. Que boas histórias o sigam.

Capa de EARTH-2 #25: Val-Zod paramentado como o novo Superman da Terra-2.

Fonte: 
http://kryptonauta.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário