quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Confraria dos Dinossauros do grande editor de Fanzines Oscar Kern me deu uma nova e iluminada idéia!


Oscar C. Kern
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.












Oscar Kern




Nascimento 1 de setembro de 1935
Local Taquara
Morte 12 de janeiro de2008 (72 anos)
Local Porto Alegre
Nacionalidade brasileiro

Área(s) de atuação roteirista

ver


Oscar Christiano Kern (1 de Setembro de 193512 de janeiro de 2008) foi um roteirista brasileiro, pioneiro dos fanzines no Rio Grande do Sul. Seu nome foi dado a um prêmio concedido a fanzines.

Kern editou os fanzines "Historieta" (o mais antigo do Rio Grande do Sul), "Confraria dos Dinossauros", este em parceria com o fanzineiro alagoano Valdir de Amorim Dâmaso, e "Projeto Spirit", além do único número de "Chiste", uma publicação independente com textos e imagens. Kern publicou, ainda, fac-símiles de todas as edições da revista "Biriba" da Rio Gráfica Editora, publicação da Era de Ouro dos quadrinhos no Brasil.

Nos anos 70 roteirizou Quadrinhos Disney na Editora Abril[1], sendo o criador dos personagens Senhor X, seus três asseclas X-1, X-2 e X-3, além do corvo X-8, e dos Astronautas de Tucânia, que apareciam nas aventuras do Zé Carioca.


Em 2008, Kern foi homenageado pelo Dinamo Studio de Porto Alegre, que criou o Prêmio Oscar Kern[2]
Referências

Ir para cima↑ «Falece Oscar Kern, veterano das HQs nacionais». HQManiacs. 14/01/2008. Consultado em 14/10/2009.
Ir para cima↑ Andréa Pereira sobre release (24/04/2008). «Dinamo Studio entrega o Prêmio Oscar Kern». HQManiacs.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
(em português) Oscar C. Kern no Guia dos Quadrinhos
(em inglês) C Kern no Inducks
(em português) Entrevista de Oscar Kern ao site Alan Moore Senhor do Caos
Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.





[Expandir]
vePrêmio Angelo Agostini (1985 - 2016) - Mestre do quadrinho nacional


Amigos, estou envolvido com o mundo dos fanzines desde minha adolescencia, desde o movimento anarcopunk, até na escola, e mais tarde na igreja, sempre editei algum tipo de fanzine. Dei um tempo de alguns anos e em 2010 com a ajuda do meu amigo Rogério de Souza, e sendo ajudado de várias formas com dicas e até mesmo artes por várias pessoas voltei a fanzinar. Hoje edito zines do Gaucho Negro RLSH, dos personagens que trabalho com o Coletivo Inova HQ e vou diversificar os meus fanzines nos próximos anos tratando de vários assuntos... poemas, musica, artes graficas, sketchbooks, tiras e até sobre relatos sobrenaturais.Até na área da fé e adultos vou fanzinar. E pesquisando sobre fanzines descobri como reproduzi acima sobre o taquarense Oscar Kern. Fanzineiro gaucho dos primórdios, e extraí do wikipédia as informações acima sobre ele. Descobri então que editores de Fanzines podem publicar quadrinhos antigos sem ter problemas de direito autoral. Entusiasmado com isso criei e vou editar com as raridades do meu acervo pessoal um fanzine com quadrinhos dos anos 30 a 80 que vai se chamar Velharia. Ainda não decidi se cada edição terá apenas um tema ou se comentarei e publicarei vários em uma edição. Mas já vou anunciar: aproveitando que neste ano temos o aniversário de 80 anos da criação imortal de Lee Falk, vou no inicio de 2017 compartilhar com vcs alguns tesouros que possuo sobre e com o espírito-que -anda. Aguardem!!! Quanto vai custar? Não será vendido! Haverão três formas de adquiri-lo: Comprando R$ 10,00 dos meus fanzines, comprando um fanzine dos meus colegas fanzineiros e trocando comigo pelo Velharia ou me enviando material raro para que eu publique. Nos próximos dias publicarei uma lista, um cronograma de publicações do Velharia. Aguarde.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário