sábado, 26 de julho de 2014

Cooperativa do Bem


Vocês viram a reportagem do Diário Ecologia sobre algumas ações ambientais que o Raízes desenvolve com os alunos?

A prô Amarilis falou sobre a importância da reutilização de materiais e mostrou os trabalhos feitos pelas turminhas, como as ecobags feitas com camisetas usadas e os porta-trecos de caixas de remédio. A educação infantil também fez estojos com potes de shampoo.
Já a prô Jéssica contou que a reutilização de materiais é uma saída muito bacana para os produtos que não podem ser reciclados, mas que podem virar brinquedos, como o boneco cabeludo, vocês se lembram dele?
A reportagem mostra ainda como funciona a nossa Cooperativa do Bem, onde os alunos produzem peças artesanais com sucata, que depois serão vendidas em benefício de instituições sociais da cidade.
Vocês podem ver mais informações sobre a reportagem no site do Diário Ecologia, clicando aqui.


03/05

Ajudar entidades beneficentes aprendendo novas técnicas de pintura e reaproveitando materiais usados.
Essa é a ideia da Cooperativa do Bem do Colégio Raízes, ação em que os alunos desenvolvem trabalhos nas áreas de artes, preservação ambiental e solidariedade.
A ideia da cooperativa é arrecadar recursos com a venda dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, sob a coordenação da prô Amarilis.
Os trabalhos já estão sendo feitos e estarão à venda na festa junina do Raízes, marcada para o dia 2 de junho. No fim do ano, o dinheiro arrecadado com as peças será revertido para uma entidade beneficente de Mogi das Cruzes. Essa ideia tem tudo a ver com esse ano, já que 2012 foi eleito pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas.
A prô Amarilis explicou que as turmas vão desenvolver técnicas de pintura diferentes. Os alunos do 2º ano estão transformando camisetas usadas em ecobags. Depois, as bolsas ecológicas são pintadas com a técnica do carimbo com legumes.
Os alunos do 3º e 4º ano estão decorando embalagens usadas. Para a decoração de latas, os estudantes aprenderam a técnica da pintura com peneira e da colagem de confetes. Já os potes de vidros são decorados com a técnica de pintura de marmorização.
A turma do 5º ano está pintando garrafas de vidro com a técnica da marmorização e pintura metalizada. Os estudantes também estão encapando caixinhas de remédio com papel machê.
Todos estão caprichando nos trabalhos e se dedicando muito a esse projeto! As fotos das peças podem ser vistas no Flickr do Raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário