sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Omelete arrasa!



Before Watchmen é "carta de amor" à obra de Alan Moore, diz publisher da DC Comics

Dan Didio manda um pedido ao autor de Watchmen

Érico Assis
20 de Maio de 2012

O jornal britânico Guardian entrevistou o co-publisher da DC ComicsDan DiDio, sobre Before Watchmen. E, estando na terra de Alan Moore, a conversa ganhou tom de julgamento: que argumentos DiDio tem para defender seu novo projeto perante a obra original.

As justificativas são as mesmas que DiDio, o outro publisher Jim Lee e os envolvidos no processo têm reiterado: que a qualidade das novas HQs tem que ser julgada por conta própria, que é preciso levantar o mercado de quadrinhos dos EUA, que Alan Moore também construiu sua carreira com base em personagens criados por outros... Mas DiDio, que nunca falou com o escritor britânico, fez um apelo a Moore:

"Espero que, se ele tiver chance de ler, ele olhe para as HQs de mente aberta e que haja a chance de entender que isto é uma carta de amor para o que ele criou. O mais importante é que a força da obra dele permite que outras pessoas cresçam e contem outras histórias que se espera que venham a inspirar outros autores. Da mesma forma que ele foi inspirado por outros criadores quando era mais jovem, esperamos que as ideias nestas novas HQs inspirem outras pessoas, para que possamos continuar fazendo todo o mercado de quadrinhos crescer."

DiDio aproveitou para reforçar que não havia motivo para não explorar as várias deixas, detalhes, menções, até personagens que a série original não aprofunda.  "As histórias e ideias são tão bem definidas, e há tantas deixas no corpo da obra original, uma frase, um objeto, o vislumbre de um personagem, que são ótimos trampolins para criarmos todo um mundo", disse.

Nesta semana a DC também autorizou cinco sites da mídia especializada em quadrinhos dos EUA a publicar resenhas sobre as primeiras edições do projeto - os jornalistas foram convidados a ver as edições na sede da DC na California. As resenhas tendem para o positivo - destacandoMinutemen, de Darwyn Cooke, como a melhor do grupo -, mas veem problemas nas histórias que se apoiam demais em pontos da trama ou estilos que Moore e Gibbons desenvolveram na HQ original. De qualquer forma, não houve nenhuma reação extrema contra o projeto.

Before Watchmen, composta de sete minisséries interconectadas, começa a sair em junho lá fora.

Leia mais sobre Before Watchmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário