sábado, 28 de junho de 2014
Chuva afeta 29 municípios e tira mais de 800 de casa, diz Defesa Civil do RS
Procure a Defesa Civil de sua cidade e doe Alimentos, água e agasalhos... em Cachoeirinha a Defesa Civil é na rua Tancredo Neves, 685, no distrito industrial de Cachoeirinha, perto da ponte que separa Cachoeieinha e Canoas. Gaucho Negro RLSH
No Norte do estado, nível do Rio Uruguai está próximo de marca histórica.
Situação afeta abastecimento de água em quatro municípios.
Do G1 RS
Acúmulo de água gera problemas no trânsito e tira moradores de casa em Iraí (Foto: Eder Calegari/RBS TV)
Cresceu a lista de locais afetados pela chuva intensa registrada na tarde e noite desta quinta-feira (26) nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 29 municípios registram transtornos. Além disso, quase 650 pessoas estão desalojadas e outras 170 desabrigadas.
Na relação, figuram os municípios de Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Getulio Vargas, Erechim, Erval Grande, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai,Viadutos, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho, Pinheirinho do Vale,Cristal do Sul, Cerro Grande, Irai, Novo Tiradentes, Alpestre, Barra do Guarita, Vicente Dutra, Nova Candelária, Tres de Maio, Novo Machado, Porto Mauá e Unistalda.
Com o alto volume pluviométrico, o abastecimento de água está interrompido em Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre. Além disso, o nível do Rio Uruguai está 14 metros acima do normal, na ponte da BR-386 em Iraí, onde desde o ano passado falhas fazem a estrutura balançar.
Nível do Rio Uruguai aumentou (Foto: Cristiane Luza
e André Piovesan/Folha do Noroeste)
e André Piovesan/Folha do Noroeste)
Autoridades do município estimam que a altura do rio possa chegar a 18 metros, marca histórica registrada em uma enchente em 1983. Em Iraí, algumas casas da área mais baixa da cidade e um balneário do município estão inundados.
Já em Porto Mauá, na Região Noroeste, a travessia de balsa até Alba Posse, na Argentina, foi suspensa pela cheia do Rio Uruguai. De acordo com a prefeitura, até as 17h, o nível do rio estava em 13,5 m, e subiu cerca de 15 cm por hora. Em uma loja em frente à sede do executivo local, mercadorias já foram removidas devido ao risco de alagamento.
Em Três Passos, no Noroeste, a cheia do rio invadiu plantações, destruiu pontes e abriu valetas em algumas estradas. O transporte escolar e o recolhimento da produção leiteira estão prejudicados em sete localidades, conforme a prefeitura. Em Caiçara, no Norte, seis famílias foram removidas para casas de parentes por causa da chuva, que inundou parte do distrito de Ipuaçú
cheia do rio (Foto: Vilson Winkler/Divulgação)
Em Cruzaltense, cidade próxima a Erechim, no Norte, pelo menos seis famílias foram desalojadas. Uma idosa de 78 anos foi resgatada por uma equipe dos bombeiros após um riacho cruzar a estrada e invadir casas. Ela foi encaminhada ao Hospital de Campinas do Sul e passa bem. Moradores precisaram deixar o trabalho no campo para limpar a ponte que dá acesso às propriedades de sete famílias da comunidade Dourado.
Segundo a Prefeitura de Cruzaltense, um loteamento popular deve ser finalizado até a metade do ano que vem, para que as famílias possam ser realocadas. O excesso de chuvas também causa preocupação para os agricultores. Em toda a região do Alto Uruguai, 60% do trigo ainda não foi plantado devido ao mau tempo.
saiba mais
Em Santa Rosa, na mesma região, uma ponte na Vila Balneário ficou alagado. A água invadiu algumas casas, mas nenhum morador precisou ser retirado. Na Vila Sulina, o Rio Pessegueirinho transbordou e pátios ficaram alagados. Segundo a Defesa Civil do município choveu mais de 200 milímetros na cidade, mas não há desabrigados.
O município foi o segundo com maior acúmulo de chuva no Sul do país. Desde as 21h de quarta até as 8h de quinta Santa Rosa somou 73,6 milímetros. Santo Augusto foi a primeira cidade com maior acumulado: 74,8 milímetros.
Em Nova Candelária, 22 vacas foram arrastadas pela correnteza do Rio Reúno, na localidade de Vila Rica, no interior do município. Três foram encontradas mortas.
Vaca na arrastada na enchente em Nova Candelária (Foto: Antônio de Oliveira/Arquivo Pessoal)
Chuva nos próximos dias
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva nesta quinta deve ser forte nas áreas de divisa com Santa Catarina, no Norte do estado, também na Região dos Campos de Cima da Serra, na Região de Erechim, em Soledade, Santa Rosa e Iraí. Só não chove nesta quinta no extremo Oeste, região de Uruguaiana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva nesta quinta deve ser forte nas áreas de divisa com Santa Catarina, no Norte do estado, também na Região dos Campos de Cima da Serra, na Região de Erechim, em Soledade, Santa Rosa e Iraí. Só não chove nesta quinta no extremo Oeste, região de Uruguaiana.
Na Região Central deve chover 30 milímetros até domingo (29), 50 milímetros na Região Metropolitana e Porto Alegre, e na parte Norte do estado pode chover entre 50 e 70 milímetros. No Litoral Norte e na Serra deve chover 100 milímetros.
Miss Fit on Mission to Help St. Jude's!
One of the interesting people I met on my journey into the word of Real Life Superheroes is Miss Fit, an RLSH that focuses on health and fitness promotion. I always love to use her as an example because she smashes the knee jerk response that some people have when they hear about RLSH-- that oh, these must be a bunch of white-n-nerdy comic book guys.
As you can see from the photo above, Miss Fit does not fit into that category. I got to meet Miss Fit at HOPE 2011 and am looking forward to her documentary The Adventures of Miss Fit. I also mention in the book the fantastic success Miss Fit and her team of friends had in raising money for Saint Jude's Children's Research Hospital by entering into a Warrior Dash competition as a team. Miss Fit and her "Missfits 4 Life" raised $16,000.
Wow!
Miss Fit is leading her group into the Warrior Dash again. They are about halfway to their goal of ten thousand right now and have about ten days left. I'll let the video below from Miss Fit speak for itself, but here's a couple notes.
--One of Miss Fit's team members will be featured Hero Profile tomorrow here on the blog.
--This Saturday I will be appearing at Westfield Comics in Madison, WI with my book. I will be donating $2 for each book I sell to tomorrow's featured team member. Will that be a lot of money? No. But every bit helps.
--Here is the donation site: http://www.active-ism.com/
---------
HEROES IN THE NIGHT, available at IPG///BARNES & NOBLE///AMAZON///POWELL'S///INDIEBOUND
Add us on:
GOODREADS///FACEBOOK
terça-feira, 24 de junho de 2014
Parceria com a ong Meninos e Meninas
sábado, 21 de junho de 2014
Super-heróis doam sangue e medula óssea em campanha contra o câncer
Grupo também fará intervenções na Santa Casa de Piracicaba toda semana.
Ação já é sucesso no Hospital dos Fornecedores de Cana, às terças-feiras.
Do G1 Piracicaba e Região
Comente agora
Heróis na luta contra o câncer infantil doam sangue em Piracicaba (Foto: Antonio Trivelin/acervo pessoal)
Super-Homem, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Batgirl, She-Ra e outros "super-heróis" doaram sangue e medula óssea na manhã desta quarta-feira (26) ao Hemonúcleo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba (SP). O grupo, que se fantasia dos mais famosos personagens dos quadrinhos, faz campanha de incentivo à doação de sangue e combate ao câncer infantil. Eles ainda passarão a atuar no setor de oncologia do hospital.
Os integrantes do projeto "Heróis na Luta conta o Câncer Infantil", que teve início com visitas ao Centro de Oncologia (Ceon) do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), aproveitaram para anunciar que vão fazer atividades na Santa Casa toda sexta-feira. Os 20 voluntários terão a "missão" de conversar e distrair as crianças da ala de oncologia antes, durante ou depois das sessões de quimioterapia, como já ocorre no HFC todas as terças-feiras.
Super-heróis fazem campanha para incentivar as
doações (Foto: Antonio Trivelin/arquivo pessoal)
doações (Foto: Antonio Trivelin/arquivo pessoal)
A idealizadora do projeto, Adriana Tayar, ou a Mulher-Maravilha, de 41 anos, disse que participam professores, fotógrafo, jornalista, médico, dentista, comerciante, engenheiro, entre profissionais das mais variadas áreas. "A maioria dos 'super-heróis' já era doador de sangue e medula, então, a gente aproveitou para incentivar", afirmou a protética que encara a rainha das amazonas.
O sucesso é grande, que tem até família levando crianças para ver o grupo nos hospitais. "Eles só pediram para a gente não divulgar o horário porque estava tumultuando", contou Adriana. Ela lembrou ainda que as duas doações são importantes para os pacientes da oncologia. "Ainda há muita falta de informação e queremos desmistificar isso, com a ajuda dos super-heróis."
Adriana explica que, para a doação de medula óssea, inicialmente, começa com a retirada de apenas 10 miligramas de sangue, que são encaminhadas para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). "Depois é que, se for encontrada alguma compatibilidade, é que a pessoa fará realmente a doação de medula óssea", afirmou Adriana. Ainda segundo ela, a compatibilidade é de um para cada 100 mil pessoas no Brasil.
saiba mais
Assinar:
Postagens (Atom)