Convidados comentam posse do ministro Joaquim Barbosa
A posse do ministro Joaquim Barbosa na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Ricardo Lewandowski, na vice-presidência, ocorrida na tarde desta quinta-feira (22), contou com a presença de cerca de 1500 convidados, entre eles autoridades dos Três Poderes, Ministério Público, entidades de classe e artistas brasileiros.
Acompanhe os depoimentos de alguns convidados:
Ministro aposentado do STF Ayres Britto"Fiquei muito agradecido com homenagens que recebi, mas o importante foi participar desta festa, desta celebração histórica da ascensão do ministro Joaquim Barbosa à Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, e por consequência à chefia de todo o Poder Judiciário.
Ele está à altura dos mais importantes e graves desafios. Inteligente que é, culto, preparado tecnicamente, corajoso, imaculadamente ético, atualizado. O país só tem a esperar uma administração à altura de nossas melhores tradições aqui no Supremo Tribunal Federal. Sou possivelmente o amigo mais chegado do ministro Joaquim aqui na Corte, razão suficiente para me sentir partícipe da própria família dele. Sempre tivemos afinidades, sempre dialogamos, trocamos ideias, nos visitamos, gostamos de música, futebol e de sorrir!"
Ministra aposentada do STF Ellen Gracie"Eu tenho certeza de que o ministro Joaquim Barbosa vai conduzir o Tribunal da mesma maneira serena e tranquila como ele foi conduzido pelo ministro Ayres Britto e pelos que os antecederam. Não há dúvida nenhuma de que o Tribunal hoje se engrandece ainda mais com a presença do ministro Joaquim Barbosa. O Brasil muda com o dia de hoje e se percebe na sua integridade, na sua diversidade, na sua riqueza cultural. Eu creio que esse é um momento, para todos nós, de grande alegria, e tenho certeza de que a gestão vai ser muito bem sucedida. Quando o ministro Joaquim ingressou no Tribunal já foi um momento muito importante e, naquela ocasião, eu assinalei um fato que acho que deve ser rememorado, que é o fato de eu ter sido a primeira mulher a presidir o STF e, portanto, ter vencido um primeiro preconceito. De certa forma, demonstra que, quando a gente supera como sociedade um preconceito, torna mais fácil superar o segundo e o terceiro. O importante é que reconheçamos os preconceitos que ainda temos e possamos trabalhar sobre eles para nos tornamos uma sociedade melhor."
Luis Roberto Barroso, advogado e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
“A importância de ter o ministro Joaquim Barbosa à frente do Poder Judiciário brasileiro é simbólica, de uma pessoa que tem a trajetória de vida dele, que venceu pelo mérito, pelas virtudes, pelo esforço, é impossível exagerar. E, no plano real, eu espero que ele consiga fazer uma gestão profícua, apaziguadora e que faça avançar a agenda do Supremo Tribunal Federal. Eu estou confiante nisso.”
Lázaro Ramos, ator
“Eu me emocionei muito ao ouvir o discurso dele, que foi claro, simples, mostrando como a Justiça precisa ser para todos: eficiente e rápida.”
Martinho da Vila, cantor e compositor
“A posse do ministro Joaquim Barbosa é importante pela sua capacidade, pela sua liderança e pela sua representatividade brasileira.”
Lucélia Santos, atriz
“A importância institucional é conhecida de todos e os discursos foram claríssimos quanto a isso. Do ponto de vista meu como cidadã e como artista neste país, eu sinto uma alegria inexplicável, porque é um frescor, é uma renovação a presença dele no Supremo como presidente e todo o trabalho que ele vem desenvolvendo. É um alento para a sociedade brasileira. Então, eu estou honrada, orgulhosa e agradecida pela oportunidade de estar aqui hoje compartilhando, com todos, da posse dele.”
Regina Casé, apresentadora
“Eu acho que, mais do que tudo, a educação é o caminho para se fazer justiça no Brasil e a prova disso é o novo presidente do Supremo, que prova que com toda a desigualdade, com toda a injustiça que o Brasil viveu esses anos todos, quando entra a educação, ela supera qualquer coisa e quebra todas as barreiras. Para se fazer justiça é preciso ter educação.”
Milton Gonçalves, ator
“A sensação que eu tenho é que mais uma vez o sol brilhou no Supremo Tribunal Federal. Fico emocionado.”
Djavan, cantor e compositor
"É um momento glorioso para mim e por isso estou aqui. Eu queria chegar perto dele e vivenciar tudo isso. Acho que o Brasil está vivendo um momento de glória com o Joaquim na Presidência do Supremo Tribunal Federal. A gente sabe que a Justiça é o senhor do sim e do não numa democracia e ela estando na mão de uma pessoa como o ministro Joaquim Barbosa, eu acho que é um benefício enorme que o Brasil vai ter. É um homem antenado com Brasil, com as suas necessidades. Teremos um mandato realmente muito profícuo, muito importante para o Brasil."
Ophir Cavalcante, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
“Toda mudança gera expectativas e é necessário que as expectativas sejam positivas e que sejam correspondidas. O ministro Joaquim Barbosa sempre teve muito apelo em relação a todas as causas sociais, sempre foi um defensor das causas republicanas e, nós, advogados, também. É importante quer cada um cumpra o seu papel – o advogado estabelecendo o contraditório, promovendo a defesa; e o juiz, julgando, mas ambos se respeitando. Tenho certeza de que isso vai acontecer na gestão que ora se inicia. O ministro Joaquim Barbosa é muito compromissado com a nação brasileira.”
Antonio Fernando Souza, ex-procurador-geral da República
"É muito gratificante para o Ministério Público que os seus membros ostentem essa condição de ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o país todo é um momento muito especial. Trata-se de um magistrado que galgou todos os postos da sua vida pública reconhecidamente pelo seu mérito e que tem se mostrado juiz justo, seguro, competente e que vai engrandecer a Justiça brasileira, tenho certeza, nessa Presidência."
Vasco Praça Filho, prefeito de Paracatu (MG)
"A posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do STF é um presente para Minas Gerais e, por sua trajetória, é um presente também para o Brasil. O ministro Joaquim é de origem do interior, muito humilde, e em vez de sofrer suas dores e se lamentar, ele jamais teve essa atitude. Sua atitude foi lutar, estudar, passou na Universidade de Brasília (UnB), procurou qualificação fora do país e sempre trabalhou com ética em todos os cargos por onde passou. Lá em Paracatu ele já foi homenageado com a comenda Afonso Arinos, com a comenda do desembargador Hélio Costa porque ele é um filho que valoriza a história de Minas Gerais, como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Ele mostra isenção, firmeza e dá exemplo para os jovens brasileiros de otimismo por saber que quando há erros os erros serão julgados com isenção pelo Supremo, que é o guardião da Constituição brasileira. Então, estamos muito felizes de ver o nosso STF nas mãos de um paracatuense, mas principalmente nas mãos de um grande homem, de um grande cidadão e de um grande jurista."
José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares
"A simbologia do que aconteceu aqui no Supremo Tribunal Federal esta tarde enche de esperança todos os brasileiros, no sentido de que, apesar da nossa trajetória e da nossa história distorcida e equivocada, a partir de agora nós podemos estar no caminho certo e construir um país em que todos os brasileiros tenham oportunidade e possam chegar onde eles sonharem."
EC,VP,CM/EH
Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=224508