As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles no original, frequentemente abreviado como TMNT), é um grupo de quatro tartarugasantropomórficas, a quem lhes foi dado o nome de quatro artistas italianos do Renascimento, e treinadas na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico com o nome Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto que ao mesmo tentam tempo permanecer escondidos da sociedade.[1] Num ou noutro ponto e em quase todas as histórias TMNT, o Shredder, líder da secção de Nova Iorque do grupo criminoso Foot Clan, é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas. Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, a sua primeira aparição foi em 1984 na revista de banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles #1 publicada pela Mirage Comics, acabando mais tarde por expandir para séries animadas de televisão, filmes, videojogos, brinquedos, e muitos outros produtos.[2][3] Durante o pico da popularidade da franquia, entre o final da década de 1980 e inicio de 1990, ganharam fama e sucesso a nível mundial. Atualmente a franquia pertence a Nickelodeon, empresa do grupo Viacom.
Leonardo(Leo) - O tático, líder corajoso e dedicado estudante de seu sensei, Leonardo usa uma máscara azul e detém duas espadas longas e afiadas (katanas e ninja-tōs fusionadas). Como maior autoridade dos quatro, muitas vezes ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente leva ao conflito com Raphael. Leonardo foi nomeado após o polímata italiano, pintor, engenheiro, inventor, escritor, anatomista, e escultor Leonardo da Vinci.
Donatello(Don ou Donnie) - O cientista, inventor, engenheiro e gênio tecnológico, Donatello usa uma máscara roxa e empunha uma Bō . Donatello é, talvez, a tartaruga menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas nunca hesita em defender seus irmãos. Ele foi nomeado após o artista renascentista e escultor italiano de Florença, Donatello.
As Tartarugas Ninja. No sentido horário: Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo.
Raphael(Raph) - O bad boy da equipe, Rafael usa uma máscara vermelho-escura e empunha um par de Sai . Ele é fisicamente forte, tem uma natureza agressiva e raramente hesita em desferir o primeiro golpe. Ele é muitas vezes representado com sotaque de Nova York. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, e muitas vezes proporciona um humor sem expressão. Ele é muito leal aos seus irmãos e sensei. Ele foi nomeado após o pintor e arquiteto italiano do Renascimento, Rafael.
Michelangelo(Mikey) - O mais estereotipado da equipe: Um brincalhão fácil de lidar e de espírito livre, Michelangelo usa uma máscara laranja e empunha um par de Nunchaku . Ele é o menos maduro das quatro tartarugas e fornece o alívio cômico . Michelangelo tem um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Ele é tem um pouco de "surfista" e é muitas vezes representado com um sotaque californiano. Ele foi nomeado após o pintor renascentista italiano, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo
April O'Neil - A ex-assistente de laboratório do cientista louco Baxter Stockman , April é a corajosa companhia humana das Tartarugas. April encontrou pela primeira vez as tartarugas quando a salvaram de robôs de Baxter, os Mouser. Ela embarca em muitas das aventuras das tartarugas e as ajuda fazendo o trabalho "público" que as tartarugas não podem. Na série de TV de 1987 , série de quadrinhos da "Archie Comics" , nos seguintes três filmes e no reboot de 2014, April era uma repórter de televisão. No filme |CGI de 2007 (Seguindo os três filmes originais), ela e Casey Jones trabalham para uma empresa de transporte. Na série de TV de 2012 , April é uma adolescente que é resgatada pelas Tartarugas e mais tarde são lhe ensinados alguns cursos intensivos para ser um ninja, por Splinter.
Casey Jones - Um vigilante que usa uma máscara de hóquei para proteger sua identidade, Casey Jones se tornou um dos aliados mais próximos das tartarugas, bem como um interesse amoroso para April. Casey encontrou pela primeira vez as Tartarugas depois de ter uma briga com Rafael. Ele combate o crime com uma variedade de artigos esportivos que ele carrega em um saco de golfe, tais como bastões de beisebol, tacos de golfe e tacos de hóquei.
Mestre Splinter- O sensei das Tartarugas e pai adotivo, Splinter é um rato mutante japonês que aprendeu os caminhos do ninjutsu de seu dono e senhor, Hamato Yoshi . Na série de TV de 1987, Série Archie Comics e a série de TV de 2012 , Splinter foi Hamato Yoshi, que se transformou em um rato humanóide em vez de ser apenas animal de estimação do Yoshi. Nas histórias da IDW, ele é Hamato Yoshi reencarnado como um rato mutante.
Destruidor - Um mestre ninjutsu, o vilão da série, chamado Oroku Saki, que é o líder do Foot Clan . Em cada encarnação da franquia das Tartarugas, ele tem sido o arqui-inimigo de Splinter e as tartarugas. O Destruidor prefere usar sua armadura, em vez de armas em algumas versões.
Karai - Um membro feminino do alto ranking do Foot Clan, que já apareceu em diferentes versões das Tartarugas; história em quadrinhos, desenhos animados e filmes diferentes, assim como em vários jogos de vídeo game. Em algumas encarnações do personagem, ela está intimamente relacionado com o Destruidor como sua filha adotiva ou neta biológica. Na maioria dos trabalhos, ela compartilha uma rivalidade ambígua com Leonardo, que de vez em quando até mesmo chega próxima das barreiras do interesse romântico.
Inicialmente, tiveram uma revista em quadrinhos lançada em 1984 pela Mirage Comics, com o sucesso da série animada, uma revista infanto-juvenil foi publicada pela Archie Comics, a franquia também teve tiras de jornal e mangás, em 1996, passaram a ser publicadas pela Image Comics, com histórias produzidas por Erik Larsen, criador do Savage Dragon, que também apareceu nas histórias. Com o lançamento da série de 2003, foi lançada uma série pela Dreamwave, escrita por Peter David.[5] Em 2011, a licença foi adquirida pela IDW Publishing.[2] Em 2015, foi anunciado um crossover das Tartarugas com o Batman, publicado pela IDW e a DC Comics.[6]
O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.[4] O coelho Miyamoto Usagi, da série de quadrinhos Usagi Yojimbo de Stan Sakai faz uma participação na série.[7]
Em 1996, foi lançado no Japão o OVA Mutant Turtles: Superman Legend (ミュータントタートルズ 超人伝説編,Myūtanto Tātoruzu: Chōjin Densetsu-hen?) trazendo dois episódios de uma versão alternativa do grupo.[8]
Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas.[5] No Brasil, foi exibido pela Rede Globo e o canal Fox Kids/Jetix. O telefilme Turtles Forever (2009) fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003,[9] e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.
A Nickelodeon adquiriu a franquia em 2009[10] e é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987, mas ao mesmo tempo incorpora um pouco mais de ação e agressividade com algumas influências a animações japonesas.[11]
Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids( atualmente Disney XD).
As Tartarugas Ninja (1990), conta a origem seguindo a primeira edição dos quadrinhos e foi o filme independente mais lucrativo da história até 1999 (custou US$ 13 milhões e faturou mais de 201 milhões)
As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (2016), continuação do filme de 2014. Nele o Destruidor e o alienígena Krang se unem para poder dominar o mundo e novamente as tartarugas se unem. O filme contém a aparição de antigos personagens entre eles os mutantes Bebop e Rocksteady, o cientista Baxter Stockman e o Vigilante Casey Jones