segunda-feira, 18 de junho de 2012

Entrevista dada a Juan Gomes.


Entrevista com Gaucho Negro RLSH.

Faz tempo que não faço uma entrevista, mas vasculhando meu Orkut, descobri entre meus amigos, esta figuraça, que se autodenomina “herói da vida real”, Gaucho Negro RLSH. Fiz a entrevista por e-mail, por isso numerei as perguntas para não me perder na ordem... vamos a ela?

1) Quem é o Gaucho Negro RLSH (gnrlsh)?                      
Gnrlsh – é um pai de família, trabalhador da área de segurança, que a 20 anos atua ligado a trabalhos sociais e que agora decidiu fazer parte de um movimento que atua com diversas instituições de caridade, direta ou indiretamente em vários países do mundo. Comecei isso em parte, porque me preocupo muito em ensinar meus filhos a serem solidários, o que também aprendi com meu pai, pelo exemplo. Achei que essa seria uma forma mais divertida de ensina-los. Os pilares da RLSH Brasil são: Fazer, Mostrar para inspirar a fazer, e Ensinar a fazer.
2) Ok, mas como funciona exatamente a “ONG” e como você atua? 
Gnrlsh – eu chamo de ONG, mas nao é bem uma ONG, é mais um movimento, muito inspirado nos “doutores da alegria”, movimento inspirado no trabalho de Patch “Hunter” Adams. Só que ao invés de fantasia de palhaços, heróis. E o leque dos rlsh’s é bem maior, compreende bem mais áreas de atuação.
3) Tá, acho que entendi o movimento, mas porque você decidiu ser um RLSH?
Gnrlsh – olha só, eu me preocupo muito com o exemplo que dou pros meus filhos, daí comprei uma roupa de papai Noel e comecei a participar como voluntário em festas de natal em creches, asilos, etc... tem um site na net que visito sempre, o omelete, e neste site, tomei conhecimento do movimento. Gostei da idéia e pensei em fazer o mesmo aqui no Brasil. Ai entrei em contato com uma RLSH americana, a Amazonia RLSH. Perguntei como poderia fazer parte e ela me respondeu que não havia uma organização oficial, mas que eram pessoas unidas pela camaradagem e amor ao próximo, e que para fazer parte, era só criar o personagem, a fantasia e arregaçar as mangas.

4) E na pratica, o que você faz, como funciona? 
Gnrlsh – bom, primeiro trabalhei na criação do personagem, defini o nome, e como não lembrava daquele filme ruim que a Xuxa fez, fiquei meio chateado ao achar no Google o nome do filme. Então resolvi acrescentar RLSH ao nome. Escolhi me vestir todo de preto, porque no escuro fico invisível e posso observar o que acontece sem ser notado... ai defini minhas areas de atuação e decidi fazer patrulhas noturnas, começando pela redenção, pois na época eu morava perto. Decidi quem iria distribuir preservativos, afinal se faz muuuiiiiiiitoooo sexo na redenção, e observar os criminosos que atuam no parque e denuncia-los e intervir se necessário. Me identifiquei para a policia, falei do projeto, deixei fotocópias dos documentos, e comecei a fazer as patrulhas... me preocupo com a segurança de crianças, adolescentes, mulheres e idosos que são vitimas preferenciais dos bandidos e circulam pelo parque. E também atuo socialmente, encaminhando donativos para necessitados em geral, anonimamente, pessoalmente, ou através do senhor Ricardo, que é um brigadiano aposentado que atua em situações de desastres naturais levando alimentos e agasalhos para as vitimas... ele me conhece mas não sabe que sou o GN. E também defendo as causas em que acredito na internet.

5) Mas esse lance de patrulhas, como funciona? O que vc faz durante? Vc tem algum treinamento? E a policia? Vc usa armas?
Gnrlsh – as patrulhas são bem simples... saio vestido á noite, escolho um local para a patrulha e monto guarda lá... fico á espreita para ver o que vai acontecer... levo panfletos sobre o movimento comigo, pq as vezes quando tem pessoas sozinhas nas paradas de ônibus, eu as acompanho, por causa do perigo de assalto. Algumas se assustam, mas a maioria entende e até gosta da idéia... se há algum acidente, chamo a SAMU, e faço o que for necessário como parar o transito, e tirar motos do caminho, até verifico se a pessoa está consciente... já fui visto durante estas ações... em outras vezes, como motoristas solidários pararam, só chamei a samu. Se flagro assaltos, interfiro, ou se chego logo após o assalto, atendo a vitima e a encaminho a BM. E, é claro, centenas de denuncias anônimas que foram feitas, fui eu. Tenho todo tipo de disque denuncia que vc imaginar no meu celular. Tenho treinamento básico de defesa pessoal e gosto de MMA, que é uma luta mais acessível... boa pra briga de rua... como disse antes, me identifiquei para as policias das cidades onde atuo... se eles guardaram as fotocópias dos meus documentos, não sei... armas? No meu trabalho eu uso, mas como GN, não...

6) Mas isso não é perigoso?
Gnrlsh – claro que é. Mas minha profissão é mais perigosa que as patrulhas que faço como GN. As patrulhas são mais preventivas... acho engraçado que no Orkut muitas pessoas dizem: vc vai morrer... vão te dar tiro... e etc... as pessoas que se preocupam comigo sinceramente, agradeço, e aos tacanhos que me enchem o saco na net, respondo: viver é perigoso, todo mundo vai morrer e não estou procurando a morte, mas não tenho medo, até pq creio em Deus e acredito estar com Ele. Mas a muito decidi que minha morte não será inútil... no que depender de mim, morrerei salvando uma vida e não dirigindo bebado, nem drogado, nem fazendo qualquer tipo de bobagem que alguns fazem... e não estou preocupado em como vou morrer, mas em como vivo e que tipo de legado deixarei pros meus filhos... que até já se fantasiam comigo nos eventos em creches... minha filha se veste de cores similares as do Robin e se denomina “Cabeleira Negra” e  meu filho adora o filme do Defendor, por isso se denomina “Defensor”.  Meu filho, se veste de negro.

7) Que causas você defende na net?
Gnrlsh – ai entra a parte mais séria da coisa. Defendo a maioridade penal aos 16, a castração química, sou contra o bullyng, homofobia e a favor da pena de morte para assassinos reincidentes, e penas mais duras... na verdade, pra mim a legislação tem que mudar quase toda... as leis são muito moles com os bandidos, e os “direitos humanos” defendem muito os bandidos, parece que mais que aos cidadãos de bem... penso que o Brasil é um pais de extremos, na ditadura, não se podia quase nada, era dureza total, agora se pode quase tudo... a impunidade é tão grande que se pode quase tudo... nossos políticos são pessoas traumatizadas pela ditadura, e alguns tem motivos pessoais para quererem leis tão brandas. Muitos legislam assim, pq tem filhos marginais e alguns os marginais são eles mesmos... no tropa de elite 2, adoro a cena em que o capitão Nascimento bate num político corrupto... adorei... pra mim bandido bom, é bandido morto...

8) Nossa vc é muito radical.
Gnrlsh – é o que digo... enquanto houver gente com peninha de bandido, vai ser difícil mudar o Brasil... eu decidi de que lado estou, estou do lado da policia... dos trabalhadores, e o bandido que se dane... sei que cada bandido tem uma mãe... lamento, mas virou bandido, pra mim tem que perder direitos... direitos tem que ser pra quem é ordeiro, trabalha, e é de bem... vagabundo tem que se lascar... temos que defender os inocentes... a bandidagem que se dane... me dá raiva quando vejo vagabundo na esquina usando droga... assaltando trabalhadores, pais e mães de família, isso me revolta... o Estado nos deve isso, ele tem que nos proteger. Os políticos estão em sério débito com o povo...

9) Bem, vamos falar de coisas mais amenas... e a HQ do GN? Quem desenha?
Gnrlsh – quem desenha é um grande amigo meu, o Rogério de Souza. Ele acredita no projeto e voluntariamente, faz a HQ. Ele foi o primeiro a publicar a turma da Monica jovem, no fanzine Menores do Amanhã, que inclusive foi enviada ao Mauricio de Souza que aprovou e até tirou foto com  material que está no blog do Rogério... me orgulho muito desse guri... todas as histórias da HQ são verídicas, e fizemos em preto e branco para ser colorido, pois o publico da HQ é crianças de pré escola, e alguns anos do fundamental... por isso fazemos sem texto, pois pega prioritariamente um publico que não sabe ler... pode ser entendido no mundo todo, pois não precisa ser traduzido e a arte do Rogério é muito expressiva. Inclusive, dias 23 e 24 de junho estaremos no Multiverso Comic Con em Porto Alegre, será um momento que o Rogério merece muito pois lá ele exibirá seus trabalhos e vou estar junto... 

Ok, obrigado pela entrevista, futuramente farei outras com vc, pode ser?
Ok , estou as ordens, bom findi... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário