Na Bahia, polícia orienta cidadão a andar com dinheiro no bolso para não irritar o ladrão. Após protesto contra cartilha, Secretaria de Segurança retira mensagem de site.
BIAGGIO TALENTO - AGÊNCIA A TARDE
O GLOBO :12/03/13 - 17h12
SALVADOR – Levar uma certa quantia de dinheiro no bolso para não irritar os ladrões durante os assaltos. Essa é uma das “dicas” que o site oficial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) estava veiculando até o início da tarde desta terça-feira. A recomendação é: “carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”. A mensagem provocou forte reação na Assembleia Legislativa da Bahia, fazendo com que o governo retirasse a “dica” do site.
Mesmo assim, os deputados estaduais Carlos Gaban (DEM) e Uziel Bueno (PTC) apresentaram requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa para convidar o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a falar sobre a polêmica “dica”. Os oposicionistas também querem explicações de Barbosa sobre os altos índices de violência registrados na Bahia, conforme revelado pelo recém-divulgado Mapa da Violência 2013.
Com a retirada da recomendação, ficaram as mais usuais: “depois de um assalto: não tente perseguir o ladrão, afaste-se do local, ligue rapidamente para 190 com todas as informações possíveis já organizadas, vá para a delegacia mais próxima registrar a ocorrência”.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA -É SURREAL!!!! Prova que as autoridades no Brasil se renderam para o crime, entregando o povo de bandeja para a bandidagem. Estamos perdidos! Parece coisa ensaiada: primeiro proteger a bandidagem e desarmar o cidadão; em seguida, orientar o cidadão para ter posses para não irritar o protegido e impune ladrão; Se o povo continuar dormindo, conivente com a inércia do Estado, aplaudindo a morosidade da justiça e votando em políticos bondosos e omissos, as leis que funcionarão na prática serão aquelas aplicadas pelos bandidos com tolerância zero, sequestro de bens e pena de morte.
Um comentário:
Este ano por ironia do destino, estava na UTI do Hospital Santa Izabel visitando um parente que lá esta internado quando vi falecer o médico de Juazeiro, Marcio . Jovem , futuro promissor, agredido por marginais da mesma forma que foi o meu sobrinho. Quem sabe, foram os mesmos agressores? quem sabe? a falta de preparo destes profissionais, a falta de compromisso, a falta de interesse ou quem sabe a brutalidade do sistema embrutece também o coração e a consciência de alguns destes profissionais que deveriam estar ali zelando pelo bem estar e segurança do cidadão ao invés de buscar nas "brecas " da Lei justificativas para algumas atitudes de total descaso e omissão.
Sendo assim, aconselho a sempre entregar o celular ao bandido, pois, no caso de ser agredido fisicamente, justificará uma ação mais enérgica e eficaz