quinta-feira, 25 de abril de 2013

Watchmen: O Filme


Eu vi Watchmen. É surpreendente pra @#$%¨$*. O acordo de sigilo que eu assinei não me permite dizer muito, mas eu posso tagarelar com total entusiasmo e alegria sobre o seguinte: Snyder e companhia conseguiram. (…) Até mesmo Alan Moore ficaria surpreso com quão próximo são filme e HQ.”
- Kevin Smith, diretor, roteirista e fã de quadrinhos.
Programado para estrear no Brasil em 6 de março de 2009, Watchmen – O Filme vem ameaçando causar ataques cardíacos em seus admiradores desde 1986, quando a minissérie em quadrinhos em que é baseado começou a ser publicada.

A novela Watchmen

Naquele ano, os produtores Lawrence Gordon e Joel Silver adquiriram os direitos de adaptação da obra em nome da 20th Century Fox. Inicialmente, a Fox até mesmo tentou convocar o próprio Alan Moore para escrever o script. O roteirista, já na época avesso a adaptações, declinou. Dali em diante, o que se viu foi uma sucessão de estúdios, diretores, produtores e roteiristas entrando e saindo do projeto mais rápido do que você consegue soletrar “Rorschach”.
Só em 2005, a Warner Bros. finalmente anunciou como certa a contratação de Zack Snyder (Madrugada dos Mortos, 300) como diretor do longa-metragem, confirmado para 2009. O script final de Alex Tse se baseia em parte no desenvolvido pelo roteirista David Hayter no começo desta década. E o trabalho de Hayter foi (pasmem!) elogiado pelo próprio Alan Moore, que declarou que o roteiro criado era “tão próximo quanto eu poderia imaginar que qualquer um fosse chegar perto de Watchmen”.
Isto somado à consultoria pessoal do desenhista da série Dave Gibbons, ao bom currículo de Snyder, aos designs dos personagens criados pelos celebrados artistas de quadrinhos Adam Hughes e John Cassaday e aos primeiros trailers divulgados até agora, dão a entender que o filme será, no mínimo, capaz de empolgar e levar novos leitores a conhecer a obra original.

Quem vigia Zack Snyder

Notícias vazadas até agora dão conta de um longa com cerca de 2 horas e meia de duração. Isso depois de muita discussão entre Snyder – lutando pela fidelidade ao original – e a Warner – brigando pela acessibilidade e “vendabilidade”.

Watchmen foi classificado Rated R pelo órgão de categorização de filmes norte-americano. Ou seja, contém violência, nudez e toda sortitude de conteúdos impróprios para menores de 17 anos desacompanhados. Para um estúdio, lançar um filme com mais de 3 horas de duração, como era a intenção do diretor, é considerado suicídio comercial. Para cortar tanto conteúdo, Snyder desenvolveuOs Contos do Cargueiro Negro, a história paralela que acompanha a narrativa principal, como uma animação a ser lançada diretamente em vídeo alguns dias depois do lançamento. Especialistas do mundo nerd, como o diretor/roteirista de HQs Kevin Smith, que já assistiram a uma versão prévia do filme, não pareceram se incomodar muito com algumas mudanças existentes. Resta a sentença final do público, prometida para março. E pode ter certeza de que até lá, os vigilantes estarão sendo bem vigiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário