sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Yasmin Eisswein: Adolescente exemplar...


Lições de uma campeã

25 de setembro de 20120
"Vou doar parte do dinheiro a uma instituição que cuida de crianças menores em situação de risco. A outra, vou guardar para investir nos meus estudos". A afirmação é da campeã brasileira do concurso Soletrando, realizado todos os anos pelo programa Caldeirão do Huck, a jovem Yamin Eisswein em entrevista à jornalista Cristina Ranzolin no Jornal do Almoço de ontem. Estudante do nono ano do Colégio Militar de Porto Alegre, a jovem de apenas 13 anos de idade explicou que, para vencer seus adversários da Bahia e Pernambuco estudou desde maio do ano passado em média uma hora e meia por dia.

É difícil dimensionar a pressão que ela enfrentou para chegar ao título, mas penso que alguns valores para isso são fundamentais, entre eles, determinação, preparo psicológico com apoio da família e professores e muita disciplina. Por falar em disciplina, os três finalistas são estudantes de Colégios Militares em seus respectivos estados e, quem sabe aí esteja um diferencial. As vagas nessas escolas são tão disputadas que todos os anos são realizados exames de seleção para a escolha dos futuros alunos.
Os concursos anteriores foram vencidos por alunos de escolas públicas de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Piauí. Destaco o fator disciplina não como imposição e sim como uma orientação consciente sobre a responsabilidade de cada um diante dos desafios que o futuro apresenta a cada jovem que frequenta um banco escolar. Na realidade, os professores são apenas uma das muitas influências que os jovens recebem, o certo é que os educadores sozinhos não vão conseguir fazer a diferença. O exemplo dos pais, a relação e o respeito com os vizinhos devem ser componentes fundamentais na batalha contra o mau comportamento. Por isso, para que a gente possa celebrar mais vitórias como a da jovem Yasmin é importante que a família acompanhe de perto a responsabilidade e o desempenho escolar de seus filhos.
Até amanhã, com a graça de Deus.
* O texto de Sérgio Zambiasi está na contracapa do Diário Gaúcho de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário