segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os Super-Heróis Gulliver em Portugal


http://superheroisbr.blogspot.com.br/2010/03/31-gulliver-portugal.html

No ano de 1981, a Gulliver ainda mantinha as figuras e veículos da 4ª fase ou série em produção no Brasil, mas na busca para expandir suas vendas encontrou essa opção na exportação para a Europa, mas precisamente em nosso conhecido país irmão, Portugal.
Ambas coleções de figuras, tanto Marvel como DC foram lançadas em terras lusitanas.
As figuras dos personagens DC apresentavam basicamente as mesmas características que as distribuídas e comercializadas no Brasil. Mas tanto os olhos como também a cor da pele eram pintados, a cor primária do vinil/pvc (material com o qual essas figuras eram feitas) não ficava exposta como em “nossas” figuras, essa era uma característica da qualidade dos "portugueses", elas eram totalmente pintadas, e com uma qualidade bem superior as figuras brasileiras. Ainda traziam todas inscrições de direitos autorais (copyright) regularizados, também seguindo as características originais, mas com pequenas diferenças nas cores.
Já as figuras dos personagens da Marvel, além de se apresentarem com uma pintura de cores bem diferentes (chegando a serem erradas em comparação às cores originais dos personagens) os descaracterizavam proporcionalmente, e se apresentavam até de certa forma "não oficial", pois a Gulliver retirou seu logotipo debaixo das bases, assim como a marca do licenciamento da Marvel da parte da frontal das mesmas. O mais surpreendente é que foram produzidas duas figuras totalmente inéditas e exclusivas do Homem Aranha com poses bem diferentes e originais.
A princípio foram apenas 12 figuras da Marvel, incluindo duas versões novas do Homem-Aranha, vejam:


Depois foram ampliadas para as 20 figuras (10 da DC e 10 da Marvel), sendo que as duas versões do Homem Aranha excluídas da coleção, vejam:



Abaixo as figuras DC de Portugal (da esq. para a dir.) - Batman, Robin, Batgirl, Coringa PingüimSuper Homem, Shazan,Mulher Maravilha, Gavião Negro e Aquaman:

Foto: 1/32 Scale World Headquarters

Abaixo as figuras Marvel de Portugal (da esq. para a dir.) -Capitão AméricaHomem de Ferro, Hulk e Surfista Prateado. Visão, Duende Verde, Thor e Falcão.

Foto: 1/32 Scale World Headquarters

Namor

Homem Aranha


Surfista Prateado











 


Duende Verde












 
 

Falcão













Curiosamente embora estivessem ligadas à um álbum de figurinhas, o mesmo não apresentava vínculo algum com os Super-Heróis, tratava-se de um álbum com personagens da Disney e os animais nos quais foram inspirados e suas características. Abaixo, o álbum, o pacotinho e as figurinhas:




Mas as maiores novidades da coleção portuguesa mesmo eram as duas figuras inéditas e exclusivas do Homem Aranha.
Uma delas apresentava uma base redonda, diferente das bases ovais/retangulares de todas demais figuras, além de ter apenas um dos pés preso à base e um pedaço de teia na mão direita simulando estar pendurado. Outros detalhes nessa figura eram um cinto e um bracelete também na mão direita ambos pintados na cor prata, esses detalhes provavelmente são inspirados nas características do herói em sua série para TV dos anos 70, na qual o personagem se apresentava com tais acessórios, o lançador de teias por fora da luva e um cinto com os cartuchos de recarga das teias também na parte externa de seu uniforme. Vejam abaixo:




A outra figura apresentava basicamente as mesmas características, a diferença mesmo era a pose da figura, essa já com os dois pés presos a base, e a base oval/retangular tradicional de toda coleção. Vejam abaixo:



Abaixo todaas figuras do Homem Aranha de Portugal:



Foram vendidas também figuras de plástico rígido da cor original do plástico e as figuras para veículos. Veja algumas delas abaixo:






















































Agradecimentos a Carlos Vockett (do Uruguai) pelafotos e informação.
Agradecimentos tambem a Robson Bento pelas fotos.

Curiosidade 1Os moldes de algumas figuras da Marvel feitas em Portugal também eram diferentes das usadas no Brasil. Veja maiores detalhes em "Comparações"!

Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário