segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Correção de falha em pleno voo evitou acidente com avião da TAM em Nova York, afirma especialista


Ao herói do acontecido, meus cumprimentos... GN

Peritos americanos e equipe técnica da companhia ainda avaliam as causas da pane no trem de pouso da aeronave

Correção de falha em pleno voo evitou acidente com avião da TAM em Nova York, afirma especialista Reproducao/Reproducao
A roda dianteira do trem de pouso do Airbus ficou desalinhada em relação à aeronaveFoto: Reproducao / Reproducao
O pouso heroico realizado no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, no final da manhã de quarta-feira, repercutiu ontem em noticiários brasileiros e norte-americanos.
Imagens divulgadas pela rede americana ABC mostraram a destreza da tripulação da TAM no voo JJ8078, que partiu do Rio de Janeiro à 1h09min de quarta-feira.

Pilotado pelo comandante gaúcho Moacir Ifarraguirre de Oliveira, 58 anos, o Airbus A330 da TAM, com 190 passageiros, por pouco não sofreu um acidente quando pousava. Ao preparar-se para a aterrissagem, o avião apresentou uma falha no trem de pouso dianteiro, e as rodas ficaram de lado, não alinhadas com a aeronave.

Avisada pela torre de controle do aeroporto, a tripulação entrou em contato com o Centro de Controle de Manutenção da TAM, em São Paulo, conforme reportagem do Jornal Nacional. O procedimento para corrigir o problema ocorreu ainda durante o voo. A aterrissagem, sem problemas, foi realizada às 11h56min.

Imagens foram veiculadas pela imprensa americana


Segundo o professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas Ênio Dexheimer, o importante para o sucesso neste tipo de operação é a tecnologia na comunicação.

Para o professor, a perícia do comandante, que tem mais de 10 mil horas de voo, também foi fundamental. Sem a calma para lidar com a adversidade, esse fim não seria possível. 

Conforme a TAM, a aeronave permanecia ontem no aeroporto de Nova York, onde autoridades norte-americanas, uma equipe de engenheiros e técnicos da companhia e representantes dos fabricantes do trem de pouso e da aeronave investigam a causa do problema. O avião foi fabricado em 2008 e estava com o plano de manutenção em dia, garante a empresa.
ZERO HORA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário