Campanha de Bono Vox ajuda milhões de grávidas na África
Campanha RED, organizada pelo líder do U2 Bono, já é um grande sucesso.
Mais de 15 milhões de mulheres grávidas na África já se submetem a tratamento para previnir a transmissão do vírus HIV para seus bebês, graças ao dinheiro levantado com a venda de produtos da linha RED como relógio Giorgio Armani, tênis All Star, iPod, camiseta Gap, celular Motorola e cartão de crédito American Express.
O site com os produtos e o
manifesto da campanha está
no endereço http://www.joinred.com
Mais de 15 milhões de mulheres grávidas na África já se submetem a tratamento para previnir a transmissão do vírus HIV para seus bebês, graças ao dinheiro levantado com a venda de produtos da linha RED como relógio Giorgio Armani, tênis All Star, iPod, camiseta Gap, celular Motorola e cartão de crédito American Express.
O site com os produtos e o
manifesto da campanha está
no endereço http://www.joinred.com
Biografia U2 | |
A cidade era Dublin, Irlanda e o ano era 1976. O estudante e baterista, Larry Mullen Jr., interessado em encontrar músicos para formar uma banda, fixou um cartaz no colégio onde estudava. Após os contactos iniciais e alguns testes, estava formado os Feedback. A formação do grupo era: Adam Clayton, os irmãos Dick e Dave Evans, Peter Martin e Ivan McCormicke.
| |
Como é de praxe em bandas recentes, começam a tocar covers, que incluíam canções dos Rolling Stones e outros hits da época. Num dos ensaios, o rapaz Paul Hewson foi conversar com os integrantes. A identificação entre as duas partes foi imediata e ele logo também entrou para o grupo. As mudanças que transformariam as vidas ocorreram logo depois: Dick e Peter deixam a banda, Dave, o guitarrista, adopta o nome "The Edge" e Paul Hewson, que havia assumido os vocais, passa a ser conhecido como Bono Vox.
Com essa formação, os Feedback apresentaram-se no concurso de novos talentos da escola. Apesar de conquistarem o público em pouco mais de 10 minutos, ficaram em segundo lugar. Os rapazes não ficaram desanimados com o resultado mas decidiram trocar o nome do grupo. E foi graças a Larry que tudo mudou: além de ser o baterista e fundador da banda, trouxe o nome "U2" (que foi um avião utilizado pelos EUA na Segunda Guerra Mundial), sugerido por um amigo e ainda conseguiu o empresário, Paul McGuiness que trabalha com eles até hoje. Como já ensaiavam algumas composições próprias, os U2 gravaram uma fita demo. McGuiness procurava alguma editora interessada, quando um jornalista inglês assistiu a uma apresentação do grupo. Fizeram contacto com o mesmo, e logo conseguiram agendar alguns espectáculos na Inglaterra. O saldo dessa mini excursão foi muito positivo e o primeiro EP, "U2 Three" é lançado em 1979. Surge o contrato com a Island e a gravação, em 1980, do álbum de estreia, intitulado "Boy". O sucesso "I Will Follow" chamou a atenção da imprensa e o segundo disco é então lançado no ano seguinte. "October", de 1981, não trazia nenhum grande hit mas os U2 começavam a aparecer na cena musical, recebendo muitas críticas favoráveis e a subir de posição nos tops ingleses. O resto do mundo só foi conhecer a banda com o terceiro disco: "War" de 1983. Esse álbum fez dos U2 uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos. A postura politizada é assumida nas letras, em clássicos como "Sunday Bloody Sunday" e "New Years Day". Seguiu-se uma extensa digressão de divulgação, que resultou em "Under a Blood Red Sky", uma compilação de faixas ao vivo, gravadas durante o ano. Em 1984, lançam mais um trabalho, "The Unforgettable Fire". Apesar de não repetir o mesmo sucesso do anterior, esse álbum traz canções que marcaram a carreira do grupo, como "Pride (In The Name Of Love)", feita em homenagem ao líder negro norte-americano Martin Luther King. Nos anos seguintes, os U2 apresentaram-se em vários festivais e mantiveram-se longe dos estúdios. Em 1985, saiu a colectânea "Wide Awake In America" e só em 1987, foi lançado o novo disco de faixas inéditas, "The Joshua Tree". Esse período sem gravar parece que fez bem a banda, pois o álbum, considerado por muitos o melhor de todos, vendeu mais de 18 milhões de cópias. Sucessos como "With Or Without You" e "Where The Streets Have No Name" chegaram ao topo dos tops de vários países. A digressão foi registrada no filme "Rattle And Hum", que acompanha uma trilha sonora com o mesmo nome. Após todo esse sucesso, os integrantes dos U2 resolvem fazer uma nova pausa e ficam alguns anos longe da música, descansando e reflectindo sobre suas vidas. A tão esperada volta só ocorreu em 1991, com o disco que marcaria uma nova fase do grupo: "Achtung Baby". O som estava mais pop, influenciado pela música electrónica e a música "One" acabou por se tornar um êxito. A digressão de divulgação desse novo trabalho, baptizada de "Zoo Tv", trazia um incrível número de ecrãs gigantes, câmaras de vídeo e muitos objectos espalhados pelo palco. Em 1993, a banda lança "Zooropa", prova de que essa nova fase veio para ficar. As tendências electrónicas estavam ainda mais explícitas e o álbum não foi muito bem aceite. Os fãs, que já estavam preocupados com o rumo que a banda estava seguindo, perdem de vez as esperanças com o lançamento do novo single "Discotheque", em 1997. O álbum "Pop", que saiu logo depois, era uma simples continuação do que os U2 já vinham fazendo há alguns anos. Apesar do público praticamente ignorar o disco, a digressão "Popmart", tão escandalosa quanto a "Zoo Tv", foi um sucesso, pois todos queriam ver a banda tocar os sucessos da década de 80. Percebendo isso, em 1998, com o fim da digressão, lançaram a colectânea "The Best Of 1980-1990", com todos os hits que o público pedia nos espetáculos. No final de 2000 saiu "All That You Can't Leave Behind". Com esse álbum, um nova esperança surge. O grupo deixa um pouco de lado as experimentações e exageros e aproxima-se mais do estilo de som que marcou o início da carreira. A música "Beautiful Day" é o principal destaque. Dois anos depois, chega "The Best Of 1990-2000", a continuação da primeira colectânea, de 1998, englobando agora a segunda década de sucessos do grupo.
Em 2004 surge o novo trabalho de estúdio da banda, “How to Dismantle An Atomic Bomb”. O Cd inclui 11 músicas e um DVD contendo entrevistas, temas filmados em estúdio e um vídeo-clip. O primeiro single retirado do álbum dá pelo nome de “Vertigo” e rapidamente se tornou um sucesso. Este álbum arrasa as tabelas de vendas conquistando muitos números 1 logo na primeira semana de vendas. A digressão mundial resultante deste álbum dá pelo nome de “Vertigo Tour”, começou a 28 de Março de 2005 em San Diego (EUA), passou por Lisboa a 14 de Agosto e terminará a 19 de Dezembro em Portland (EUA). Esta digressão ficará, sem dúvida, marcada pela grande procura de bilhetes para assistir aos concertos – estes esgotaram em menos de horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário