terça-feira, 26 de março de 2013

Memórias do Morcego | Liga da Justiça: A Série Animada




No dia 17 de novembro de 2001, o desenho animado da Liga da Justiça entrou no ar pela primeira vez. O desenho não só se tornou um sucesso mundial, mas também um divisor de águas nas animações baseadas em quadrinhos.



Produzido por Bruce Timm e Paul Dini, a mesma dupla responsável pelas sensacionais animações do Batman e do Superman nos anos 90, o desenho estreou com enorme sucesso nos EUA, o que se repetiu com seu lançamento ao redor do mundo.

O que mais impressionava era o modo maduro como as histórias eram tratadas, como nas animações solo de Batman e Superman, de um modo que encantava crianças e adultos, e acabou não só agradando os fãs de HQs como também o grande público, conquistando uma nova legião de fãs, tanto para a própria animação quanto para as HQs.


A fidelidade aos quadrinhos era incrível. Batman, Superman e cia. tinham personalidades e atitudes tão próximas de suas contrapartes de seus quadrinhos, que acabou realizando um intercâmbio entre a animação e as HQs, em que características de uma passaram a influenciar a outra, e vice-versa. Um exemplo é John Stewart, o Lanterna Verde negro, que até então não tinha tanto espaço, mas foi escolhido pelos produtores, e acabou se tornando novamente o Lanterna nas HQs, dessa vez com tanta relevância quanto na animação.

E é claro, não posso deixar de citar o Batman do desenho, uma das melhores, senão a melhor, encarnação do Homem-Morcego em outras mídias. O Batman da animação da Liga é soturno, gosta de trabalhar sozinho (por isso relutantemente se une à equipe, mas só quando necessário) e mostra que mesmo sem super-poderes, é o membro mais valoroso da equipe. Sim, esse é o Batman que todos conhecemos e adoramos.


Com o sucesso da animação, em 31 de julho de 2004 foi lançada a sequência, Liga da Justiça Sem Limites. Dessa vez, a equipe contava com centenas de membros, todo um panteão dos mais famosos aos mais esquecidos personagens da DC.

Cada episódio dava destaque a alguns heróis em especial. Arqueiro Verde, Capitão Átomo, Supergirl, Capitão Marvel, Gladiador Dourado e vários outros heróis ganharam um lugar ao sol graças ao desenho, que alavancou ainda mais as vendas de HQs.


E é claro, o Batman continuou em destaque. O momento em que Batman canta uma música intitulada "Solidão" para agradar Circe e salvar a Mulher-Maravilha é clássico.


Como esquecer do episódio "Epílogo", no qual Terry McGuiniss, o Batman do Futuro, descobre que geneticamente é filho de Bruce Wayne.


O episódio traz lágrimas aos olhos até do mais insensível dos bat-fãs. Nele, nós reconhecemos aquele Bruce Wayne do qual somos fãs: mais do que um herói incrível, um grande ser humano. O mundo precisa do Batman. Disso, nós não temos dúvida.


Em 13 de maio de 2006, Liga da Justiça Sem Limites levou ao ar seu último episódio, para nossa eterna tristeza, deixando uma legião de fãs órfãos.
Mas, de uma coisa não temos dúvida. Enquanto o mundo precisar, a Liga da Justiça estará pronta pra nos salvar. Seja nos protegendo de uma invasão alienígena, ou matando nossa saudade numa reprise da TV. 

Liga da Justiça, atacar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário