segunda-feira, 4 de março de 2013

Professor estadual é finalista em concurso de Tecnologias Sociais






O professor Daniel Bueno da Silveira, da Escola Estadual Padre Rambo, de Porto Alegre (1ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE) é um dos 64 finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil e revista Fórum. Na terça-feira (5), às 14h30, Daniel Silveira receberá o prêmio – um tablet – em ato realizado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a participação de representantes da Fundação Banco do Brasil e revista Fórum. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o professor gaúcho participa de um seminário em Brasília, junto aos finalistas, onde serão anunciados os seis vencedores do certame – um de cada uma das cinco regiões do Brasil e um representante de escolas técnicas públicas e institutos federais de educação profissional. Os seis vencedores ganharão como premiação a participação no Fórum Social Mundial 2013, entre 23 e 28 de março, em Túnis, capital da Tunísia, onde divulgarão as experiências premiadas. 

Daniel Silveira foi classificado na categoria Escolas Públicas e Espaços Não formais de Educação. O trabalho que relacionou Sociologia com Fotografia foi desenvolvido com alunos dos três anos do Ensino Médio. Os alunos, em sua maioria moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz, São José e Partenon, tiraram fotos de onde vivem, com celulares populares, apontando aspectos positivos e negativos dos locais. O resultado, que já obteve reconhecimento nacional, empolga o professor, que está otimista com a etapa final do concurso. 

As tecnologias sociais são soluções simples, de baixo custo, capazes de promover uma transformação social a partir do desenvolvimento local. São iniciativas onde a comunidade é protagonista e que podem ser reaplicadas em qualquer lugar. Entre as premiadas nas edições anteriores estão: a construção de um forno solar; uma horta de ervas medicinais feita pelos alunos, professores e comunidade; a criação de uma moeda verde para troca de materiais recicláveis; um programa de inclusão de crianças surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Puderam participar do concurso professores da Educação Básica vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não formais de educação, como EJA e ONGs. Do Rio Grande do Sul, também é finalista a professora Iara Teresinha Ribeiro, de Xangri-lá. 

Esta é a terceira edição da iniciativa, que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao FSM de Belém (PA). Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011. Em 2012, foram 4.695 inscrições de professores de todo o País. Desses, 1.780 se certificaram para concorrer à premiação. Nas duas primeiras edições do concurso eram premiados cinco educadores que atuam em escolas públicas, um de cada região do País. Em 2012, foi criada mais uma categoria para professores de institutos federais.








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