terça-feira, 2 de abril de 2013

Crianças da Fundação Pão dos Pobres doam brinquedos para estimular rede de solidariedade



Campanha que será veiculada na internet pretende arrecadar doações de objetos de estimação na Capital

Crianças da Fundação Pão dos Pobres doam brinquedos para estimular rede de solidariedade Lauro Alves/Agencia RBS
Bruna (D) desfez-se de um amiguinho especial, mas valeu a pena ao perceber o sorriso de ThamiresFoto: Lauro Alves / Agencia RBS
O bichinho de pelúcia que ganhou da bisavó de Natal era o companheiro de todas as noites de sono de Bruna Elisa Oliveira Corrêa, 12 anos. Sempre que se sentia sozinha ou tinha medo de algo, abraçava-se nele e ficava mais protegida. Desapegar-se do Piu-Piu era mais do que abrir mão do brinquedo de estimação. Representava despedir-se de um amigo.
Por causa de uma campanha que pretende arrecadar doações para crianças da Fundação Pão dos Pobres, na Capital, 35 alunos que participam de atividades no local, no turno inverso ao da escola, foram convidados a doar seus brinquedos preferidos para outras crianças. Desses, 12 toparam. Mas o desafio não foi nada fácil.
Ao conhecer o lugar no qual moram as crianças que receberiam os brinquedos, na Ilha dos Marinheiros, e ver o sorriso estampado no rosto de Thamires Antunes Lagas, oito anos, quando ganhou o Piu-Piu de presente, Bruna achou que o esforço valeu a pena:
— A gente pensa que tem pouco a dar até conhecer a realidade do outro. Aí, percebe que tem muito.
Assim como Bruna, outras crianças repetiram o gesto de solidariedade. Entre elas estava Paola Oliveira dos Santos, 13 anos. Quando ouviu do professor o convite para doar o brinquedo favorito, ficou triste só de pensar na separação da adorada boneca loira que ganhou da tia. Tanto que resistiu em se desfazer do presente. Mas, depois, convencida, quando finalmente entregou para a outra criança, ficou contente com a reação da garota, chamada Sharon.
Outro belo exemplo foi o de Matheus Gomes de Canto, 11 anos. Único menino a participar da ação, entregou o caminhão preferido para um "gurizinho menor que ele", o Erik. Diferentemente das meninas, Matheus diz que não ficou triste ao passar adiante o brinquedo.
Também, teve boas razões para isso. Depois de doar o objeto, que servia para transportar areia durante brincadeiras no pátio de casa, ganhou um carrinho movido a controle remoto da mãe. De quebra, aprendeu que, quem doa, acaba ganhando também.
Comercial para inspirar ainda mais a solidariedade
A atitude das crianças do Pão dos Pobres foi filmada e virou um comercial, que será veiculado na internet. A partir desse filme, o gerente da instituição, João Rocha, espera que as pessoas se inspirem e sejam mais solidárias, como foram os alunos.
— Se aqueles que têm pouco ou quase nada são capazes de doar, o que sobra para os que têm muito? — questiona o gerente.
Histórias como a de Bruna, Paola e Matheus foram parar em uma série de livros, que será distribuída em escolas. Lá na Ilha dos Marinheiros, quem recebeu os brinquedos já está ansioso para ler os livrinhos:
— O olho de quem doou brilhava mais do que o de quem recebeu — relembra Luana Souza da Silva, professora do colégio Nossa Senhora Aparecida das Águas.



Como ajudar
— O que: doações para a Fundação Pão dos Pobres
— Onde: setor de donativos, na Rua da República, 801, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre
— Informações: (51) 3433-6922 ou www.paodospobres.org.br
— Doações: no local ou pelo site
— O que precisam: alimento, como leite integral, feijão, lentilha, achocolatado, biscoitos doces e salgados, óleo de soja, pipoca, gelatina etc.
— Roupas, livros, roupas de cama e banho e material de higiene também são bem-vindos
— Ingressos para shows, teatros e atividades culturais são outra opção
ZERO HORA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário