quinta-feira, 20 de junho de 2013

NÃO SÃO APENAS 20 CENTAVOS

Atualização de status
De Vagner Magalhães

Protestos estouraram por todo o país e diversas prefeituras reduziram o valor da passagem em alguns centavos. Tudo poderia ter sido pacífico, tivessem as empresas de ônibus reduzido suas passagens conforme as medidas do governo federal cortando impostos. Mas não, as empresas preferiram lucrar mais e quem fiscaliza disse “deixa assim, ninguém reclama mesmo”.
Os 20 ou os 5 centavos da linha municipal Gravataí não querem dizer nada. Ali, no próximo aumento, as empresas recuperam isso. Os protestos não são por esta merreca. Ficando apenas no transporte e somente em Gravataí, há uma série de problemas que precisam melhorar. Citamos apenas cinco:

1) O contrato das linhas municipais não é cumprido pela Sogil e a prefeitura não fiscaliza nem exige nada do monopólio.
2) O valor da tarifa é baseado em uma tabela (a GEIPOT) que a própria Sogil monta conforme sua vontade e a prefeitura autoriza o aumento. Ninguém vê essa planilha, ninguém contesta um documento criado há 17 anos e extinto em 2008, por justamente não ser a melhor planilha de cálculo.
3) As linhas intermunicipais estão com TODAS as licitações vencidas. A licitação é de antes da inauguração da GM e nunca foi atualizado, mesmo com a expansão da cidade.
4) O custo x benefício da passagem é muito caro: superlotação, atrasos, poucos horários e deficiência nas integrações.
5) Uma linha que sai da Cohab, Realengo, Natal, Bonsucesso que tem mais ou menos a mesma quilometragem da Morada do Vale não podem ter preço de R$ 5 quando nas Moradas é R$ 3,65.

Então, faz teu cartaz e vem pra rua protestar contra o que te incomoda... seja a Sogil, a saúde, a corrupção, a segurança...

Nenhum comentário:

Postar um comentário