sexta-feira, 28 de junho de 2013

O QUE VI DO PROTESTO e O QUE PENSO SOBRE. Anna Ann



Bom dia. Hoje o meu relato sobre a manifestação se divide em duas partes: O QUE VI DO PROTESTO e O QUE PENSO SOBRE.

Vamos lá.

O QUE VI DO PROTESTO foi exatamente muito pouco. O ato de manifestação CULTURAL organizado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, estava marcado para ocorrer na Praça da Matriz, às 18h. Ao chegar no local às 18h30min aproximadamente, gritos de manifestação, de revolta eram entoados pela população. De um carro de som, palavras de protesto. Logo, a primeira banda a fazer sua participação cultural no movimento toca uma das músicas que, na minha opinião, traduzem bem o nosso cenário atual: da banda O Rappa, Minha Alma (A paz que eu não quero).
A participação da banda termina, o ato segue sem nenhuma violência até então, mais gritos de protesto, artistas que se manifestariam sobre o movimento, alguns discursos do pessoal do Bloco de Luta (organizador do evento).
De repente, estouros, bombas do outro lado da praça. Não sei por quê, mas fiquei extremamente nervosa ontem, senti muito medo. Minhas mãos tremiam. Já tinha sido cercada pela polícia naquele mesmo lugar, no primeiro protesto que participei (17/06).
O Bloco de Luta orientou que saíssemos dali, pois a polícia já havia nos cercado e era sim arriscado aos manifestantes continuar o ato. Caminhamos até o Largo Zumbi (durante o caminho, em uma rua lateral à que eu estava, vi um contêiner de lixo queimando). Lá, a manifestação termina, dissolve. Os manifestantes vão embora em grupos, por segurança.

O QUE PENSO SOBRE...

Em primeiro lugar, gostaria de fazer uma crítica (sim, CRÍTICA) aos manifestantes que sequer se informaram antes de sair de casa sobre o que aconteceria ontem. O Bloco de Luta (não tenho ligação nenhuma com os líderes do bloco, sequer os conheço pessoalmente) organizou um evento CULTURAL para que assim pudéssemos nos manifestar através das artes que, sabemos nós, tem pouquíssimo espaço dentro de nossa sociedade atual. É muito simples: se você pensa que a manifestação cultural não é válida, não saia de casa quando ela ocorrer. NINGUÉM obriga você a ir e ficar. Agora, ir pra uma MANIFESTAÇÃO CULTURAL e chamá-la de "festa", "quermesse", "festa junina", "showmício" ou coisa do tipo, ofender artistas e organizadores é muita falta de noção. Os artistas tem TODO o direito de se manifestar através da arte, e acredito ser muito bom para o movimento, de maneira geral, ter o apoio deles. Foi organizado assim. Não concorda? Não participa. Simples.
Já vi pessoas questionando o fato de termos ficado na Praça da Matriz ontem. O centro do poder estadual se localiza na Praça, no Palácio Piratini, e vocês pensam que deveríamos fazer barulho onde? Na cidade baixa????
Quem não concorda com o Bloco de Luta, pode muito bem organizar outro evento, com outros grupos. O protesto é LIVRE e cada um faz DO SEU JEITO. Vi e ouvi pessoas criticando as iniciativas do Bloco em TODOS os protestos que fui. Não concorda? Organize-se de outra maneira.
Agora, chegou a vez da polícia. Disseram-me que o bombardeio começou porque umas três pessoas atiraram pedras em soldados da tropa de choque. Ok. Agora, digam-me: isso é realmente motivo para ATACAR toda uma manifestação PACÍFICA??? Se o soldado viu que a pedra veio dos manifestantes, viu quem a tocou. Vai em cima do infeliz (ou feliz) e bate nele. Simples! Mais uma vez, tivemos de acabar com tudo porque a nossa querida BM não tem preparo para estar nas ruas.
Quanto à mídia, qualquer pessoa que se deixa levar pelos veículos comunicativos do grupo RBS, pra mim, tem a opinião nula! ESTÁVAMOS PROTESTANDO, SIM! NÃO ERA NENHUMA FESTA JUNINA, CLICRBS! AGORA, SE A MÍDIA NÃO TEM CAPACIDADE DE DISCERNIR UMA COISA DA OUTRA, COMO PODE ALGUÉM ACREDITAR NAQUILO QUE ELA NOTICIA?????? E alguém já reparou no que a mídia (principalmente a RBS) está fazendo?? O protesto nunca é válido, nunca é positivo. Se caminha pela cidade, atrapalha trânsito, lojas, tem vandalismo. Se é concentrado, sem MARGINAIS, com organização e arte, virou festa junina! Tolos aqueles que creem em tudo o que leem, assistem, ouvem.
Eu, Anna, Maiara, creio que o impacto que causamos ontem possa ter sido menor, até porque a arte NÃO É VALORIZADA, e nós, artistas, sabemos disso. Porém, parabenizo o Bloco de Luta pela iniciativa, pelo espaço aos artistas que estão conosco nessa luta. Eu parabenizo aos que estiveram. Aos que cantaram. Aos que gritaram. Aos que estão resistindo e continuam firmes nessa luta. Luta pela democracia. Luta para que o povo possa, um dia, finalmente, exercer o seu poder.
Não se enganem, as manifestações não seguirão sempre na modalidade cultural que tivemos ontem. Voltaremos às ruas pela nossa liberdade de expressão, fazendo jus ao nosso direito de ir, de vir, de ficar, de protestar!

"A Luta não se reprime. Protesto não é crime!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário