|
Palmira Gobbi abrigava dezenas de bichos de rua na sua casa, no Menino Deus Crédito: cp memória |
Há 100 anos iniciava a luta em defesa dos animais em Porto Alegre. O primeiro passo foi dado pelos fundadores da "Sociedade Protectora dos Animaes", Affonso Hebert e Alfredo Ossório, que, em 26 de novembro de 1910, formalizaram a instalação ao intendente da época, José Montaury. Mas, talvez, a figura mais lembrada na luta pela preservação e defesa da vida dos animais na Capital seja Palmira Gobbi. Marcou pelo estilo incisivo, inclusive em programas de rádio.
Dona Palmira, como era chamada, fundou a Associação Rio-Grandense de Proteção dos Animais (Arpa) em 10 de junho de 1934 e, até morrer, em 10 de novembro de 1979, fazia frente a todos os que ousavam maltratar os animais. Em entrevistas publicadas no Correio do Povo e na extinta Folha da Tarde, ela relatou o fato de ter tido de tomar um relho das mãos de um carroceiro e dar uma surra nele e que o cavalo, segundo ela, estava numa situação "lamentável". Daí nasceu a Arpa, mas, ainda hoje, a situação se repete.
A entidade, que chegou a funcionar nos altos do Mercado Público, criou um hospital veterinário destinado a curativos, cirurgias e medicação em nível ambulatorial. Sua casa, na rua Tuiuti, no bairro Menino Deus, abrigava dezenas de animais de rua. Sua trajetória rendeu-lhe homenagens eternas da cidade. Seu nome foi escolhido para batizar o Minizoo da Redenção e uma rua no bairro Humaitá, na zona Norte da Capital.
Palmira teve parceiros na luta. Morador de São Leopoldo, ativista convicto da natureza e em favor dos animais, o articulista do CP Henrique Luiz Roessler aproveitou seu cargo na Capatazia da Delegacia da Capitania dos Porto do RS para lutar contra a pesca e a caça predatórias, além de revoltar-se contra madeireiros e os incêndios criminosos. A partir de fevereiro de 1939, passou a pregar editais, avisos, notas e artigos contra a pesca com dinamite e pregando a preservação da mata ciliar. Ele praticamente antecipou a tragédia que aconteceria com o Rio dos Sinos nas suas muitas crônicas. Sua luta rendeu-lhe a homenagem dos ambientalistas. A primeira instituição do Rio Grande do Sul nessa área foi denominada Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Roessler.
SITES DE ONGS
Bicho de Rua: www.bichoderua.org.br - Porto Alegre
Cooperativa dos Defensores de Animais do RS: http://cda-rs.blogspot.com e www.cda-rs.webnode.com.br - Porto Alegre
Grupo pela Abolição do Especismo: www.gaepoa.org - Porto Alegre
Bichos e Amigos: www.bichoseamigos.org.br - Porto Alegre
Gatos e Amigos: www.gatoseamigos.org - Porto Alegre
Duas Mãos Quatro patas: www.duasmaosquatropatas.com.br - Porto Alegre
Chicote Nunca Mais: www.chicotenuncamais.org - Porto Alegre
Associação Bichoterapia: www.bichoterapia.org.br
Associação Gaúcha de Proteção aos Animais: http://agpa.org.br
101 Viralatas: www.101viralatas.com.br - Viamão
Movimentos de defesa dos animais
Patas Dadas: www.patasdadas.wordpress.com - Campus da Ufrgs/Porto Alegre
Associação de Defesa Animal e Ambiental do Campus do Vale/Ufrgs: http://www.bichosdocampus.ufrgs.br
Movimento Gatos da Redenção: http://movimentogatosredencao.blogspot.com - Porto Alegre
Protetores Voluntários: http://www.protetoresvoluntarios.com.br/ - Porto Alegre
Consciência pelo Bem-Estar Animal: http://cobea-protegendoanimais.blogspot.com - Cachoeirinha
Projeto Anjo de Patas: www.projetoanjosdepatas.com.br - Viamão
Associação Protetora dos Animais de Canoas: http://www.aprocan.com
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre e outras
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário