terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tereza Lee, a brasileira que inspirou o Dream Act



Ela fala sem nenhum sotaque e poucos poderiam imaginar, mas Tereza Lee, filha de sul-coreanos e nascida em São Paulo, foi a inspiradora da criação de um projeto de lei que hoje é conhecido como Dream Act. Tereza foi trazida por seus pais, aos dois anos de idade, para os Estados Unidos.
Seu pai, um ministro presbiteriano, não conseguiu o visto como um trabalhador religioso por sua congregação em Chicago ser muito pequena, e Tereza, que começou a tocar piano aos sete anos, soube que era “indocumentada” aos 12 anos. Ela contou um pouco de sua história ao Gazeta News em inglês, já que não fala português.
Durante a adolescência, Tereza venceu diversas competições de piano e, quando tinha 16 anos, estudou por um ano na Chicago’s Merit School of Music com uma bolsa de estudos. Depois, Tereza venceu em primeiro lugar na Chicago Symphony Orchestra Youth Concert Competition.
“Quando eu tinha 17 anos, depois que toquei na Chicago Orchestra, de grande reconhecimento em Chicago, professores começaram a perguntar quais faculdades eu iria tentar entrar, e eu percebi a barreira de ser indocumentada”, disse Tereza.
“Meus professores imprimiram dez aplicações para entrar em faculdades diferentes. Eu preenchi todas, mas deixei em branco, em todas elas, o campo que tinha que preencher o Social Security. Todos ficaram chocados por eu não ter um”.
A partir daí, uma professora tentou adotá-la, Tereza tentou tirar o visto de artista, mas todas as tentativas foram em vão e, embora ela tenha sido aceita por vários prestigiosos conservatórios do país, ela não podia se matricular por causa do seu status imigratório e por não ter dinheiro nem acesso a bolsa de estudos. O primeiro obstáculo para um estudante indocumentado é o financeiro, já que não se qualificam para ajuda financeira federal e em muitos estados.
“Muitas escolas aceitam indocumentados, mas várias preferem não aceitar”, conta. “Eu simplesmente não tinha dinheiro para pagar”.
Foi então que Ann Monacco, diretora da Merit School, entrou em contato com o senador Dick Durbin, de Illinois, e explicou a situação de Tereza, que acabou sendo a inspiração do projeto de lei, hoje conhecido como Dream Act, que daria um caminho para a residência a diversas pessoas como ela.
Assim como Tereza Lee, muitos casos similares de jovens talentosos foram aparecendo na frente de Durbin, o que deu início à longa jornada do Dream Act e suas várias versões.
Eventualmente, Tereza conseguiu entrar na Escola de Música de Manhattan, onde atualmente cursa o doutorado. Agora aos 29 anos, casou-se com um americano e conseguiu a residência. “Faz sete anos que estamos casados, e eu não imaginava que isso aconteceria”.
Mesmo tendo se tornado residente, Tereza contou que se preparava para, horas depois de conversar por telefone com o Gazeta, participar de uma passeata de estudantes em favor do Dream Act em Nova York, pedindo que a versão do estado do projeto de lei seja votada na sessão legislativa de 2012.
Tereza tenta ficar em constante contato com outros “dreamers” em Chicago, Washington D.C., Nova York e em outros estados. “Eu não sou líder de nenhum movimento, mas tento ficar envolvida”, disse. “Existem estudos comprovando que estudantes indocumentados devem trazer bilhões de dólares para os estados, caso possam estudar”.
A luta continua
De 11,.2 milhões de indocumentados nos Estados Unidos, segundo estimativas do Educators for Fair Consideration, 2,1 milhões de estudantes indocumentados poderiam ser elegíveis para a mais recente proposta do Dream Act ao governo federal. Ainda segundo estimativas, 65 mil alunos indocumentados se formam em high schools, sendo que desses, entre sete e 13 mil ingressam em universidades.
Somente 13 dos 50 estados americanos passaram leis que deixam que estudantes indocumentados se qualifiquem para pagar preços de universidades como se fossem residentes do estado. Eles são: Califórnia, Connecticut, Illinois, Kansas, Maryland, Nebraska, New México, Nova York, Oklahoma, Rhode Island, Texas, Utah e Washington. Arizona, Colorado, Geórgia, Alabama, Geórgia, Carolina do Sul e Indiana baniram estudantes de receberem o benefício.

Jovens indocumentados pressionam a Casa Branca

Jovens imigrantes indocumentados estão cada vez mais organizados para continuar pressionando a Casa Branca para agir em relação à tão prometida passagem do Dream Act. Segundo eles, o presidente Obama tem feito muito pouco para minimizar a ameaça de deportação, mas ele pode, sim, usar o seu poder executivo por uma reforma imigratória ampla. A United We Dream Network, maior organização formada por jovens indocumentados nos EUA e composta por indivíduos que se beneficiariam com a aprovação do projeto de lei Dream Act, apresentado ao Congresso, iniciou uma ampla campanha para pressionar o presidente. As informações são do “New York Times”.
Isso faz com que esses jovens estejam entre os ativistas mais atuantes no crescente movimento em prol de uma reforma migratória no país. Eles tentam demonstrar à Casa Branca a profunda frustração com o Congresso pela falta de ação com relação à legislação e a administração Obama pela contínua deportação de estudantes indocumentados, embora o presidente alegue apoiá-los.
Na última semana, os líderes estudantis entregaram aos representantes da Casa Branca uma carta assinada por mais de 90 professores de direito na área de imigração, argumentando que o presidente possui a “óbvia autoridade executiva” de suspender as deportações daqueles que se beneficiariam do Dream Act. Os professores, de universidades espalhadas por todo o país, frisaram várias medidas que o presidente poderia adotar, conforme as leis vigentes, para suspender as deportações e permitir que os jovens imigrantes permaneçam temporariamente no país.
As manifestações realizadas pelos estudantes indocumentados podem resultar em problema para a campanha eleitoral de Obama, que está contando com o apoio latino para vencer em vários estados, entre eles Colorado, Flórida, Nevada e New México. Pesquisas revelam que grande parte dos latinos simpatiza com qualquer versão do Dream Act, incluindo 91% durante a Pesquisa Nacional de Latinos 2011, realizada pelo grupo Pew Hispanic Center.
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