terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lanterna Verde: Alan Scott



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alan Scott
Lanterna Verde (Alan Scott) por Alex Ross.jpg

Arte de Alex Ross
Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoAll-American Comics #16. (Julho de 1940)
Criado porBill Finger
Martin Nodell
Características do personagem
Alter egoAlan Ladd Wellington Scott
AfiliaçõesSociedade da Justiça
All-Star Squadron
Checkmate
Sentinelas da Magia
Codinomes conhecidosSentinela
O Rei Branco
HabilidadesOs poderes do anel de Alan são parecidos aos anéis padrões daTropa dos Lanternas Verdes. Entretanto, esses poderes são de origem parecida, mas não totalmente igual e não funcionam contra madeira e objetos de madeira, em vez de amarelo.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Alan Scott, também chamado de Lanterna Verde da Era de OuroLanterna Verde da Terra ParalelaLanterna Verde da Terra 2 ou Sentinela, é um super-herói fictício da DC Comics, e o primeiro herói terrestre (e também dos quadrinhos) a se chamar Lanterna Verde, muitos anos antes de Hal Jordan.[1] Alan é um conhecido membro da Sociedade da Justiça.

Índice

  [esconder

[editar]Criação

O personagem foi criado pelos artistas Martin Nodell e Bill Finger. Sua primeira aparição foi na edição 16 da revista All-American Comics, em Julho de 1940. Nodell se inspirou no trabalho de um funcionário do metrô de Nova Iorque, que orientava o tráfego dos trens com duas lanternas: uma de cor vermelha para parar os trens e outra de cor verde para liberá-los. Nodell também se inspirou na lenda de Aladim e sua lâmpada mágica. Em 2012, a DC Comics anunciou que ele é homossexual. A revelação foi feita na revista "Earth 2", lançada em junho nos Estados Unidos.

[editar]Origem

Alan Scott era um engenheiro executivo que em 1939, envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, no qual todos os passageiros morreram e apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava a bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Scott também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato que lhe conferiu poderes. O anel só precisava ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. Os poderes do anel não funcionavam contra madeira.
Conseguiu levar todos os responsáveis pela sabotagem à justiça, graças aos poderes do anel. Em seus primeiros anos de combate, limitava-se a combater os criminosos da época com a "ajuda" de Doiby Dickles, um humano normal, taxista, que adorava bater nos criminosos pegos pelo Lanterna. Alan lutou ao lado de outros super-heróis da década de 40 na Sociedade da Justiça da América.
Apesar de se chamar Lanterna Verde, Alan não faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes.
Muitos anos a frente, ele descobriria que a lanterna foi feita do lendário Coração Estelar. Após Zero Hora, Alan Scott desistiu por algum tempo do título de Lanterna Verde, que ele abdicou em favor de Kyle Rayner, e passou a usar a alcunha de O Sentinela.

[editar]Pré-Crise

Alan Scott habitava a dimensão da Terra 2 antes de Crise nas Infinitas Terras. Após Crise, este fato é desconsiderado, tendo ele surgido em nossa própria dimensão, assim como seus familiares.
Durante a Crise Infinita, ele perdeu um olho. e usa um tampão.

[editar]Futuro alternativo

Em o Reino do Amanhã, Alan Scott é ainda o Lanterna Verde. Ele forjou uma armadura que é energizada pelo Coração Estelar.

[editar]Habilidades e poderes

Os poderes do anel de Alan são parecidos aos anéis padrões da Tropa dos Lanternas Verdes. Entretanto, esses poderes são de origem mágica e não funcionam contra madeira e objetos de madeira, em vez de amarelo. Fora isso, Alan Scott é um lutador e inventor competente.
Enquanto Hal Jordan confia mais em seu anel, Alan Scott usava mais a força bruta na hora de combater vilões. Ele costumava usar o anel só quando necessário.

[editar]Vida pessoal

Alan casou-se com Rose Canton, que ele não sabia ser a vilã conhecida como A Espinho. Ela forjou a morte na noite de núpcias, mas escapou grávida de Alan. Ela deu a luz gêmeos, que se tornaram posteriormente Jade e Manto Negro, dois membros da Corporação Infinito.
É proprietário da empresa de rádio Gotham Broadcasting Company (GBC).
Foi revelado pela DC Comics que Alan Scott será reintroduzido na cronologia surgida em Os Novos 52 como um personagemhomossexual.[2]

[editar]Inimigos

Referências







Nenhum comentário:

Postar um comentário