quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Acampamento Farroupilha 2012


Porto Alegre recebe Centelha Farroupilha


Foto: Luciano Lanes/PMPA
Símbolo da identidade da nação gaúcha, Centelha foi trazida de Venâncio Aires
Símbolo da identidade da nação gaúcha, Centelha foi trazida de Venâncio Aires
A capital dos gaúchos recebeu nesta quinta-feira, 23, pela primeira vez, a Centelha Farroupilha. O prefeito José Fortunati acompanhou a cerimônia, que ocorreu na sede da 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na zona Sul de Porto Alegre. (fotos) (vídeo)
Símbolo da identidade da nação gaúcha, a Centelha Farroupilha foi trazida a cavalo pelos Sentinelas da Chama ao longo de 149 quilômetros, desde Venâncio Aires. A Centelha estará guarnecida até 7 de setembro, quando será feito seu translado para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para o acendimento da Chama Crioula.
No local, Fortunati ressaltou a importância da Centelha em Porto Alegre para a tradição gaúcha. “É um momento de resgate da autoestima e dos nossos valores. De revigorar o amor ao nosso pago e às nossas tradições”, afirmou. Destacou, ainda, a preparação da cidade para a Semana Farroupilha.
O coordenador da 1ª Região Tradicionalista do MTG/RS, Nairioli Callegaro, agradeceu a parceria da prefeitura na realização das atividades culturais tradicionalistas em Porto Alegre. “A prefeitura é parceira do MTG para que essas tradições venham com muita força e rigor no Acampamento Farroupilha”, disse.
A programação para os festejos tradicionalistas do Rio Grande do Sul começou em 18 de agosto, em Venâncio Aires, quando foi aceso o Fogo Nacional, representando a brasilidade do movimento. Até o dia 20 de setembro, data em que os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha, todos os municípios do Estado receberão centelhas da chama crioula. 

Acampamento Farroupilha abrigará espaço com palco de shows e educação ambiental

A partir de sábado, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho será aberto para a montagem dos piquetes, CTGs e DTGs

Acampamento Farroupilha abrigará espaço com palco de shows e educação ambiental Emílio Pedroso/Agencia RBS
Trabalho de construção está a pleno vapor no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto AlegreFoto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Quem passear pelo Acampamento Farroupilha a partir de 7 de setembro, quando os festejos terão início, vai encontrar uma novidade. No centro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, um espaço une a tradição ao moderno conceito de sustentabilidade. A Praça de Convivência, onde acontecerão grandes shows, será palco também de conscientização e educação ambiental.

— O deslocamento da Feira de Artesanato, que antes ocupava a região central do parque e agora fica em frente ao Centro de Eventos, era uma demanda antiga. A praça, além de desobstruir a passagem das pessoas, nos dará um cartão postal. A luz de fim de tarde sobre o Guaíba e a estética arquitetônica do espaço fizeram uma boa dupla — garante Vinícius Brum, secretário-adjunto municipal da Cultura e coordenador do Acampamento.

Imitando o planejamento urbano de uma aldeia do início da colonização do Estado, o ambiente de aproximadamente 2 mil metros quadrados, onde ficarão estandes de patrocinadores do evento, será ecologicamente correto. Ali, orientadores farão a entrega de materiais instrutivos de reciclagem. Para reforçar a lição, tonéis estarão estrategicamente depositados à espera de lixo orgânico e material reciclável. Desta vez, separados. Também será intensificado o recolhimento de óleo de cozinha utilizado na Praça de Alimentação. 

— Essa é uma campanha educativa que já vinha sendo realizada nos anos anteriores. Neste ano, as ações foram intensificadas. Estamos muito animados com a repercussão interna e com o engajamento dos piquetes — avalia Brum.

As ações serão compartilhadas pela empresa Braskem, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Nossas Riquezas
O tema do Acampamento Farroupilha faz parte, na verdade, de uma questão mais abrangente. Com o mote Nossas Riquezas, os festejos da Semana Farroupilha abordarão assuntos que serão retratados nos nove carros no Desfile Temático de 19 de setembro — apresentação que, a partir deste ano, passa a integrar a programação cultural do evento. São eles: fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura. 

A partir de sábado, o parque será aberto para a montagem dos piquetes, CTGs e DTGs. Ao todo, serão 360 entidades reunidas até o dia 20 de setembro — quando o Acampamento Farroupilha se encerra. A estimativa da organização é de que se repita o público registrado nos últimos dois anos, de 1 milhão de visitantes.
ZERO HORA






Nenhum comentário:

Postar um comentário