segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gavião Negro!











Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gavião Negro
Gavião Negro por Andrew Robinson.jpg

Arte de Andrew Robinson
Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoFlash Comics #1 (Janeiro de 1940)
Criado porGardner Fox
Dennis Neville
Características do personagem
Alter egoCarter Hall
Katar Hol
Fel Andar
Charley Parker
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Gavião Negro é um super-herói da DC Comics. Criado por Gardner Fox e o artista Dennis Neville (embora que o artista Joe Kubert fosse famoso por desenhar as primeiras aventuras do herói), o Gavião Negro original teve a sua estréia em Flash Comics#1 (1940).

Índice

  [esconder

[editar]Origens

Devido a curiosas falhas de continuidade, há certas divergencias do personagem ao longo dos anos. Anteriormente a Crise nas Infinitas Terras, houve na Terra 2, nos anos 40, Carter Hall, terrestre, encarnação de Khufu; não havia qualquer menção aThanagar em suas origens. Na Terra 1, nos anos 60, começou a carreira o Katar Hol, thanagariano, policial intergalático, e visto em episódios de Superamigos. Após Crise nas Infinitas Terras, as Terras Paralelas foram extintas, de modo que os dois Gaviões habitam o mesmo universo. A história dos Gaviões ficou assim:

[editar]Gavião Negro I (Carter Hall)

Carter Hall era um arqueólogo que encontrou durante uma expedição a tumba do príncipe egípcio Khufu e, dentro dela, um cinturão que podia anular a gravidade. Ao tocá-lo, Carter teve uma visão e descobriu sua origem. Muitos anos atrás, uma espaçonave do planeta Thanagar caiu na Terra e foi encontrada por Khufu e sua amada, a princesa Chay-Ara. Acreditando ser um presente dos Deuses, Khufu e Chay-Ara usaram o metal que revestia a nave, chamado por eles de "Metal Enésimo", para forjar dois cinturões antigravitacionais, uma adaga e uma manopla. Pouco depois, eles foram mortos por um feiticeiro chamado Hath-Set, com a própria adaga. Em seu leito de morte, eles juraram que iriam se encontrar e se apaixonar em todas as suas reencarnações, enquanto Hath-Set, que foi sentenciado à morte por seus crimes, culpou o casal por seu destino e jurou que sempre iria destruí-los em todas as suas encarnações. O Metal Enésimo cumpriu ambas as promessas e o três reencarnaram diversas vezes até chegar à época de Carter.
Surpreso, ele roubou o cinturão, que era seu de direito, criou um par de asas artificais para ajudá-lo a estabilizar o vôo e reuniu um arsenal de armas medievais que ele usou para combater o crime em Midway City como o Gavião Negro, aceitando um emprego como curador do museu local para ocultar suas atividades. Lá, ele conheceu a secretária Shiera Sanders, que ele reconheceu como a reencarnação de Chay-Ara. Os dois se apaixonaram e ele encontrou o cinturão dela, criando para ela um par de asas artificais como as suas. Shiera então tornou-se a Mulher-Gavião.
Carter e Shiera eventualmente juntaram-se à Sociedade da Justiça da América, que Carter liderou durante anos. Quando a equipe foi forçada a debandar pelo Senado Americano graças às manipulações de Vandal Savage, em 1951, Carter e Shiera dedicaram-se a estudar o Metal Enésimo e descobriram que seu amigo Perry Carter era, na verdade, um espião Thanagariano chamado Paran Katar, enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo.
Anos depois, os Gaviões juntaram-se à Liga da Justiça da América; descobriram Feithera, uma cidade perdida na Indonésia, habitada por homens e mulheres com asas; acolheram o jovem Feitherano Norda Cantrell como seu afilhado, o super-herói Bóreas; e tiveram um filho, Hector, que, devido à maldição de Hath-Seth, nasceu sem alma e foi possuído por um espírito maligno, o Escaravelho de Prata, que o usou contra seus pais. Pouco depois, os dois foram enviados ao Limbo ao lado dos outros membros-fundadores da SJA e só retornaram durante a Zero Hora, quando Carter e Shiera fundiram-se a Katar Hol e os três tornaram-se o Deus-Gavião, que eventualmente enlouqueceu e foi enviado para outra dimensão, onde morreu.
Enquanto a alma de Shiera reencarnou como Kendra Saunders, a alma de Carter foi capturada por um culto Thanagariano que o reviveu com as memórias de todas as suas encernações anteriores em Thanagar para ajudá-los a salvar o planeta de Omnimar Synn, o Devorador de Pecados. Carter recebeu a ajuda da Sociedade da Justiça para isso, e, com Synn derrotado, ele voltou para a Terra, onde teve uma relação de amor e ódio com Kendra, que recusava-se a aceitar que estava destinada a apaixonar-se por ele, e liderou a SJA por um breve período. Ele transformou a cidade de St. Roach, em Louisiana, na sua nova base de operações e, quando Kendra deixou a SJA e juntou-se à LJA, onde teve um relacionamento com Roy Harper, o Arqueiro Vermelho, Carter retornou a Thanagar para ajudar seus habitantes a reconstruir o planeta após a guerra com Rann e onde ele teve um romance com Karen Starr, a Poderosa.
Ele voltou à Terra após a Crise Infinita e retornou à SJA. Quando o Velho Deus Gog decidiu mudar o mundo, Carter liderou uma facção da equipe que acreditava que o ser tinha boas intenções e foi contra seus velhos companheiros. Porém, quando Gog revelou sua verdadeira natureza, Carter ajudou seus amigos a derrotá-lo. Em seguida, ele foi afastado do grupo por suas ações.

[editar]Gavião Negro II (Fel Andar)

O grande problema com o Gavião Negro da Era de Prata foi falhas de continuidade que levaram roteiristas a alterar sua origem, tornando-o um vilão. Fel Andar era um espião Thanagariano enviado à Terra para abrir caminho para uma invasão Thanagariana ao planeta. Aqui, ele adotou a identidade de Carter Hall Jr., e afirmava ser filho de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião originais, e se apaixonou por uma policial terráquea chamada Sharon Parker, que tornou-se a segunda Mulher-Gavião e com quem ele teve um filho, Charley Parker, que viria a se tornar o Águia Dourada. Eles juntaram-se à Liga da Justiça da América, onde agiram por muito tempo.
Quando a invasão finalmente aconteceu, Andar foi forçado a matar Sharon, que havia descoberto a sua verdadeira identidade, e retornou a Thanagar, onde foi sentenciado à prisão perpétua por falhar em sabotar as defesas da Terra. Ele foi morto pela Tamaraniana Estrela Negra durante a Guerra Rann/Thanagar, enquanto tentava ajudar Carter Hall a salvar o planeta.

[editar]Gavião Negro III (Katar Hol)

Katar Hol era filho de Paran Katar, um espião Thanagariano que foi enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo que havia caído no Egito muitos anos antes e assumiu a identidade de Perry Carter, amigo de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião. Ele se apaixonou por uma índia Cherokee com quem teve um filho, Katar. Ele retornou ao seu planeta natal após reproduzir o Metal Enésimo, que foi usado para criar a Polícia Alada do planeta. Tanto Paran quanto Katar entraram para a Polícia Alada.
Muitos anos depois, Katar, já adulto, foi viciado em drogas por seu comandante, Byth, e forçado a matar seu próprio pai, que estava ajudando os oprimidos habitantes da Zona Baixa de Thanagar a conseguir comida e remédios. Pelo crime, Katar foi enviado à Ilha de Chance, onde ficou preso por 10 anos antes de escapar com a ajuda de dois prisioneiros. Percebendo que a escravização e mineração de outros planetas pelos governantes de Thanagar era errado, Katar ajudou sua substituta, a oficial Shayera Thal, a capturar Byth, que havia adquirido o poder de mudar de forma, e em seguida abandonou a Polícia Alada para tornar-se um historiador.
Ele foi convencido a vir à Terra ao lado de Shayera para tornar-se um embaixador de Thanagar após o fracasso da invasão planejada pelos governantes do planeta. Aqui, ele juntou-se à Liga da Justiça, mas seu relacionamento com Shayera não funcionou e ela voltou para Thanagar, abandonando Katar.
Pouco depois, ele conheceu Carter e Shayera e também sua mãe, que se chamava Naomi. Durante a Zero Hora, Carter, Shayera e Katar mesclaram-se em um único ser, o Deus-Gavião, que eventualmente enlouqueceu e morreu em outra dimensão.

[editar]Águia Dourada (Charley Parker)

Charley Parker era filho do espião Thanagariano Fel Andar e a policial terráquea Sharon Parker. Após a morte da mãe e a prisão do pai, ele viveu em vários lares adotivos até completar 16 anos, quando tornou-se traficante de drogas e ficou rico. Porém, ao chegar aos 18 anos, ele foi demitido por seu provedor, pois não podia mais ser julgado como menor caso fosse capturado, e perdeu tudo. Considerando suicídio, ele foi encontrado por Carter Hall, o primeiro Gavião Negro, que lhe deu um emprego no Museu de Midway City e, mais tarde, revelou sua verdadeira identidade ao jovem e lhe deu uma armadura Thanagariana encontrada por Adam Strange, com a qual Parker tornou-se o Águia Dourada e entrou para os Novos Titãs. Após a equipe debandar, Parker tornou-se um mercenário e, durante uma missão encomendada pelo Exterminador para localizar alguns Titãs desaparecidos, ele foi morto pela Sociedade Gnu.
Porém, ele reviveu alguns meses depois graças ao Metal Enésimo de sua armadura e assumiu a identidade do Gavião Negro quando Carter foi aparentemente morto em batalha. Ele convidou Kendra Saunders para ser sua Mulher-Gavião, mas ela recusou e ele, furioso, a espancou e preparou-se para matá-la, quando Carter, que não havia morrido, retornou e o derrotou. Durante a luta, foi revelado que Parker havia engendrado uma conspiração para matar Carter como vingança pela prisão de seu pai e foi enviado para ser julgado em Thanagar. Ele também perdeu um olho durante a luta.
No planeta, ele recebeu o perdão e tornou-se capitão das forças Thanagarianas contra o planeta Rann, usando um olho mecânico. Durante a guerra, ele reuniu-se com seu pai, que pediu que ele fizesse apenas o que era certo e não fosse cegado pela vingança e a lealdade extrema a nenhuma facção. Pouco depois, Fel Andar foi morto pela Estrela Negra e Parker honrou seu pedido, salvando Kendra do Omnimar Synn, o Devorador de Pecados. Em seguida, ele decidiu continuar em Thanagar como integrante da Polícia Alada.

[editar]Poderes

O primeiro Gavião Negro, Carter Hall, pode falar e entender a linguagem dos pássaros, ao menos nas histórias da Era de Ouro. Ele também enxerga muito longe (visão telescópica) assim como os gaviões comuns. Ele possui um cinturão feito de Metal Enésimo que diminui o peso do usuário e objetos que ele segura, e confere grande resistência. As asas, quando em conjunto com o cinto, dão a habilidade de voar e garantem proteção extra. O Gavião possui e é mestre em um arsenal de armas medievais como espadas, lanças, maças e escudos (carrega preferivelmente uma maça).
O segundo Gavião Negro, Fel Andar, possui os mesmos poderes e armas que o primeiro.
O terceiro Gavião Negro, Katar Hol, possui asas mecânicas, um traje de combate Thanagariano que lhe confere proteção e aumenta sua força e um arsenal de armas alienígenas.
O quarto Gavião Negro, Charley Parker, possui uma armadura Thanagariana feita de Metal Enésimo que pode voar, lhe confere superforça e invulnerabilidade, e pode disparar projéteis e rajadas de energia graças a mecanismos de defesa embutidos. Ele também possui um olho mecânico que pode enxergar em grandes distâncias.

[editar]Ficha Técnica

Gavião Negro
  • Nome Verdadeiro: Carter Hall.
  • Codinome: Gavião Negro.
  • Ocupação: Arqueólogo.
  • Estado civil: Solteiro.
  • Base de operações: St. Roche.
  • Afiliação: Sociedade da Justiça da América.
  • Peso: 88 kg.
  • Altura: 1,85m.
  • Olhos: Azuis.
  • Cabelos: Castanhos.
Gavião Negro II
  • Nome Verdadeiro: Fel Andar.
  • Codinome: Gavião Negro.
  • Ocupação: Espião Thanagariano.
  • Estado civil: Viúvo.
  • Parentes conhecidos: Sharon Parker (esposa, falecida); Charley Parker (Filho, vivo).
  • Afiliação: Liga da Justiça Internacional.
  • Peso: 81,5 kg.
  • Altura: 1,85m.
  • Olhos: Castanhos.
  • Cabelos: Pretos.
Gavião Negro III
  • Nome Verdadeiro: Katar Hol.
  • Ocupação: Policial e embaixador.
  • Parentes conhecidos: Paran Katar (Pai falecido) e Naomi Carter (Mãe).
  • Estado civil: Solteiro.
  • Base de operações: Chicago.
  • Afiliação: Liga da Justiça Internacional.
  • Peso: 88 kg.
  • Altura: 1,85m.
  • Olhos: Azuis.
  • Cabelos: Pretos.

[editar]Curiosidades

Quando o desenho dos Superamigos foi exibido no Brasil, Gavião Negro (Hawkman em inglês, tradução: Homem-Gavião) foi chamado de Homem-Águia.[1]

Referências

  1.  Superamigos da Justiça (em português). site Sobrecarga (21 de novembro de 2003). Página visitada em 09/09/2009.
Ele tem um emblema no peito que lembra o emblema dos Thundercats

[editar]Ligações externas

Ícone de esboçoEste artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário